Sociedade

Porto Innovation Hub retoma atividades abertas ao público esta terça-feira

  • Notícia

    Notícia

#fib_inaug_innovation_hub_16.jpg

Filipa Brito

O Porto Innovation Hub retoma esta terça-feira, 17 de janeiro, as suas atividades abertas ao público, dando continuidade ao programa "A inovação na transformação da cidade", coordenado pelo Professor José Carlos Marques dos Santos, ex-reitor da Universidade do Porto.
"Desenhar a cidade" será o segundo-tema âncora deste programa, iniciado em dezembro, e que abordará agora questões como as acessibilidades, a mobilidade, a arquitetura, as redes e o urbanismo.
O primeiro subtema a ser debatido esta semana, "Porto, laboratório de acessibilidades?", terá como oradores convidados o ex-ministro Luís Valente de Oliveira, responsável de pastas como a Educação, o Planeamento, os Transportes e as Obras Públicas, e Cecília Silva, professora auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e membro Centro de Investigação para o Território, Transporte e Ambiente (CITTA). O debate, agendado para esta terça-feira, a partir das 18 horas, será moderado por Manuel Paulo Teixeira, atual diretor do Departamento de Gestão da Via Pública da Câmara do Porto.
No dia seguinte, quarta-feira, pela mesma hora, será a vez do docente e investigador da FEUP, antigo administrador da STCP, Álvaro Costa, se juntar ao responsável pela coordenação de vários projetos de mobilidade inteligente, na Europa e no Brasil, André Martins Dias, para discutirem a questão "Como nos Movemos no Porto", num debate moderado pela vereadora do Pelouro da Mobilidade da autarquia, Cristina Pimentel.
A recolha do conjunto de conteúdos destes e de próximos debates integrará o Manifesto "A inovação na transformação da cidade", que terá por redator José António Salcedo, reunindo as principais ideias e propostas debatidas.
Os debates decorrem no auditório do Porto Innovation Hub, mesmo ao lado da Câmara do Porto, no edifício dos Correios, e têm entrada livre.