Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto Innovation Hub promove laboratório sobre dispositivos para aplicação médica
21-12-2016

Hoje dia 21 de dezembro, até às 17 horas, o Porto Innovation Hub recebe um novo laboratório de experimentação inserido no tema bem-estar. Este laboratório desafia o cidadão a explorar e experimentar dispositivos de avaliação, reabilitação e reabilitação ocupacional que podem ajudar na monitorização, diagnóstico e recuperação do estado de saúde.


Os dispositivos apresentados são resultado de investigação e desenvolvimento por parte de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Como exemplo, o projeto BodyGrip permite efetuar a medição de força para diferentes grupos de músculos do corpo humano, o dispositivo SHaRe potencia a utilização de instrumentação em conjunção com uma aplicação informática para controlo e treino de força de aperto, ou ainda, o dispositivo NSensor, um sistema em rede para monitorização ambiental interior.


O laboratório pretende que os cidadãos sejam participativos, experienciando e explorando estas novas tecnologias.


Depois desta iniciativa, e ainda inserida no tema bem-estar, decorre, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub a discussão aberta "Cidade saudável é uma utopia?". Conta com oradores como o diretor do Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Henrique Barros, o coordenador da Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge no Porto, João Paulo Teixeira e ainda o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Paulo Abreu.