Política

Casa do Infante acolheu debate sobre o futuro da União Europeia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O futuro da União Europeia (UE) esteve em debate na Casa do Infante, iniciativa integrada no "Understanding Europe", projeto que tem como principal objetivo educar os jovens para a cidadania no espaço comunitário.

O debate centrou-se na importância da participação cívica ativa, estratégias para promovê-la, e as implicações na vida das pessoas da transição climática e da necessária justiça climática no processo, para além de abordar as próximas eleições europeias, que vão ocorrer em junho do próximo ano.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, do eurodeputado do PS, João Duarte Albuquerque, e responsável pelo Europe Direct da Área Metropolitana do Porto (AMP), Rui Sousa. A plateia era composta por cerca de três dezenas de jovens oriundos de diversos países europeus, que contribuíram ativamente para a discussão.

Pacto do Porto para o Clima

Destaque para a apresentação do papel do Porto na mitigação e adaptação às alterações climáticas, principalmente com a iniciativa do Pacto do Porto para o Clima. "Esta iniciativa, liderada pela cidade, é um compromisso para adotar medidas concretas para combater as alterações climáticas e promover a justiça climática, reafirmando o papel crucial das cidades e governos locais na implementação de políticas ambientais eficazes, em conjunto com diversos parceiros privados da cidade", afirmou Filipe Araújo.

O projeto "Understanding Europe" tem como principal objetivo educar os jovens acerca da União Europeia, seus valores, princípios e processos democráticos, empoderando-os para se tornarem cidadãos ativos e informados, capazes de contribuir plenamente para a sociedade europeia. Através de workshops, seminários e outros eventos educativos, o projeto pretende criar uma base sólida de conhecimento sobre a UE entre os jovens.

No contexto da formação de formadores que visitam escolas para disseminar o conhecimento sobre a União Europeia, o debate foi uma oportunidade para um diálogo informal e enriquecedor entre os participantes e convidados especiais.