Sociedade

Porto incentiva nutrição saudável no Dia Mundial da Alimentação e do Pão

  • Notícia

    Notícia

As cantinas municipais e o Mercado Temporário do Bolhão foram hoje palco de duas iniciativas que assinalaram o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão com ações de efeitos concretos sobre a forma como as pessoas se alimentam.

A ideia foi aplicar princípios que são também seguidos nos refeitórios das escolas que integram a rede pública municipal e ir além da sensibilização. Por isso, as ementas servidas nas cantinas foram alvo de um cuidado ainda mais especial por parte dos nutricionistas que as supervisionam habitualmente e privilegiaram o consumo de leguminosas. Com a refeição, foi também servido um folheto informativo e um frasco com tremoços, estimulando assim o conhecimento e o consumo deste importante e nutritivo leque de alimentos.

Sendo a promoção da saúde uma das prioridades da Câmara do Porto, o almoço na cantina central do Município foi partilhado pela vereadora com os pelouros da Juventude e Desporto e dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, Catarina Araújo, que explicou sucintamente a estratégia da autarquia para conseguir melhorar os hábitos alimentares dos portuenses.

Tal passa por difundir informação esclarecedora, mas também por levar a cabo ações que ponham em prática os conselhos sobre uma alimentação saudável, tendo em conta que a adoção de hábitos alimentares adequados constitui pedra basilar da saúde individual e coletiva, o que pode ser feito sem pôr em causa a preservação das tradições, do ambiente e da biodiversidade, ou seja, concorrendo para um desenvolvimento saudável e sustentável.

Nesse sentido, também o Mercado Temporário do Bolhão recebeu hoje um workshop de fabrico de pão saudável, sob o tema "Pão para o Lanche" e de participação gratuita.

Dinamizada pelo Chef Marco Gomes e comentada pelos especialistas da área da nutrição César Valente e Susana Sinde - nutricionistas nos ACeS Porto Ocidental e Oriental, respetivamente - a iniciativa pretendeu reforçar o papel tradicional do pão como opção saudável, versátil e económica, evidenciando também o facto de ser ajustável a diferentes refeições na alimentação diária.