Sociedade

Porto iluminou de azul o Palácio da Bolsa para celebrar os 75 anos da ONU

  • Notícia

    Notícia

Foi na noite deste sábado que o Palácio da Bolsa se juntou a mais de 180 edifícios icónicos e monumentos em toda a Europa e esteve iluminado com a cor oficial das Nações Unidas. A iniciativa pretendeu assinalar, de forma simbólica, o 75.º aniversário da Organização (ONU). 

Em Portugal, a iniciativa "Turn Europe UN Blue" contou com a participação de mais de 30 municípios, de norte a sul do país. No Município do Porto, o Palácio da Bolsa foi o monumento escolhido para assinalar a data, tendo-se "vestido" de azul ao longo da noite deste sábado.

O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, o Castelo dos Mouros, em Sintra, o Castelo de Bragança e o Paço da Cultura, na Guarda, foram alguns dos outros edifícios que se juntam a esta iniciativa que, para além do Governo de Portugal, mereceu também o apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e dos municípios do Porto, Lisboa Abrantes, Alvaiázere, Angra do Heroísmo, Arouca, Arruda dos Vinhos, Bragança, Cantanhede, Cartaxo , Celorico da Beira, Chaves, Crato, Fafe, Figueira da Foz, Góis, Guarda, Loulé, Marco de Canaveses, Montemor-o-Velho, Nordeste, Penafiel, Pombal, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sintra, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Torres Novas, Vagos, Valongo e Vila Nova de Poiares.

Em termos globais, a iniciativa envolveu mais de 20 países da Europa Ocidental. O edifício-sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin, o Palácio de Cibeles, em Madrid, e o Palácio da Paz, em Haia, estão entre os vários monumentos e edifícios que aderiram à iniciativa.

Segundo o subsecretário-geral da ONU e conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos das Nações Unidas, Fabrizio Hochschild, esta ação de âmbito europeu pretendeu lembrar a todos "do valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos de incerteza".

Por sua vez, o secretário-geral da organização, o ex-primeiro-ministro português António Guterres, destacou que a missão desta instituição é "agora mais crucial do que nunca". Numa mensagem especial sobre esta data simbólica, o líder da ONU sublinhou que o mundo enfrenta "desafios colossais" e que, "com solidariedade e cooperação globais", esses desafios podem ser superados. Na mesma nota, António Guterres apelou ainda à união de todos os povos, "em todo o lado".

A campanha europeia "Turn Europe UN Blue" foi promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC).

A lista integral de edifícios e países participantes pode ser consultada aqui