Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto contra Região de Turismo
20-10-2015

Rui Moreira afirmou hoje que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal "não promove a cidade do Porto, do ponto de vista turístico" e que não concorda com a forma como tem procurado fazer promoção. O autarca questionou mesmo que a aquela entidade continue a usar o nome Porto.


"Essa entidade promove um Portugal bucólico que não interessa à imagem da cidade", afirmou, acrescentando que "o Porto libertou-se de uma visão bucólica que era vista até com algum paternalismo por Lisboa e não queremos regressar a ela". O presidente da Câmara do Porto respondia, em reunião de executivo, ao vereador do PSD Ricardo Almeida, que o questionou acerca da ausência daquela entidade de turismo no agora criado Conselho Municipal de Economia do Porto, ou "Casa dos 24".


Rui Moreira admitiu que a entidade de turismo possa continuar a existir "para promover o fumeiro e o galo de Barcelos, mas isso não interessa ao Porto, pelo que vamos pedir para que retirem a marca Porto da sua designação".


Ao contrário, o presidente da Câmara do Porto elogiou o desempenho da Associação de Turismo do Porto (ATP), pela forma como tem conseguido promover externamente o destino turístico, "como aliás está à vista".


A Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal é responsável pela promoção interna do destino turístico, embora se considere "interno", também, o mercado espanhol, facto também criticado pelo vereador do PSD. A ATP é responsável pela promoção externa do mesmo destino, considerado em 2012 e 2014, Melhor Destino Europeu. O Porto regista um crescimento de dormidas de turistas estrangeiros na ordem dos 15%, em 2015.