Sociedade

Porto foi escolhido para o lançamento mundial de vinho raro de 30 mil euros

  • Notícia

    Notícia

#fib_essencia_do_vinho_2018_12.jpg

Filipa Brito

O Porto será palco da estreia mundial daquele que é tido como um dos vinhos mais exclusivos e raros do mundo - o Liber Pater 2015, cujo preço por garrafa ascende aos 30 mil euros. A apresentação será feita na edição 2019 da Essência do Vinho, que se realiza já na próxima semana, no Palácio da Bolsa.

O rótulo é oriundo de Bordéus, em França, e apenas serão lançadas 240 garrafas no mundo inteiro, segundo informação divulgada pela organização do evento, a empresa Essência do Vinho (EV).

O lançamento será feito durante uma prova comentada no segundo dia do evento, 22 de fevereiro, às 15,30 horas, no Salão Árabe, conduzida pelo seu enólogo Loic Pasquet, grande mentor da marca.

Segundo o diretor da EV Nuno Pires, o Liber Pater 2015 é "um vinho único que põe em causa as regras da região francesa e rompe com as castas e até com a forma como as uvas são plantadas numa das mais emblemáticas e tradicionais regiões de vinho do mundo".
O elevado preço de cada garrafa terá a ver com a excecionalidade de 2015. 

A 16.ª edição do Essência do Vinho - Porto realiza-se de 21 a 24 de fevereiro, no Palácio da Bolsa. Serão quatro dias dedicados à descoberta de mais de 3 000 vinhos de 400 produtores de muitas regiões vitivinícolas portuguesas e estrangeiras.

A programação inclui masterclasses com especialistas de renome para apresentação de rótulos raros e exclusivos, provas comentadas, harmonizações enogastronómicas, partilha de experiências e degustação de petiscos.

+Info: Essência do Vinho - Porto