Sociedade

Porto faz parte de desafio europeu para criação de soluções "smart city"

  • Notícia

    Notícia

#mno_CGI_04.jpg

A ideia mais inovadora será premiada com 30 mil euros. Com este incentivo, está lançada uma competição europeia para conceção de soluções "smart city" no domínio da mobilidade, partindo de desafios que levam a três cidades da UE: Porto, Colónia (Alemanha) e Trikala (Grécia).

No âmbito do projeto EMBERS (acrónimo de Enabling a Mobility Back-End as a Robust Service), programadores e empresas de desenvolvimento de software são incitados a apresentar, até 16 de fevereiro, soluções de tecnologia aberta capazes de resolver situações reais.

Smart Parking (Estacionamento inteligente) é o desafio que conduz ao Porto, conforme a seguinte apresentação no site do projeto: a cidade "considerada por três vezes o Melhor Destino tem experiência nas chamadas tecnologias 'smart city'. Atendendo ao seu rápido crescimento e à sua aposta numa melhor gestão de tráfego", os participantes na competição "devem desenvolver uma solução que dê não só uma melhor visão global dos espaços de estacionamento pela cidade, mas também proporcione melhores serviços aos condutores", designadamente, em termos de pré-reserva de espaços e possibilidade de pagamento via app.

O EMBERS é coordenado por uma equipa da Université Pierre et Marie Curie (Paris). Este projeto, financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020, tem precisamente em vista o desenvolvimento de soluções significativas para a mobilidade nas cidades inteligentes.

Saiba mais informação AQUI.