Sociedade

Porto Extreme XL: o espetáculo está de volta à Ribeira na tarde de sábado

  • Notícia

    Notícia

#jq_extreme_XL_21.jpg

João Queirós

Com a melhor lista de inscritos de sempre e o bónus de inaugurar o novo campeonato internacional de Enduro - o World Enduro Super Series (WESS) -, o Porto Extreme XL Lagares está de regresso na tarde deste sábado, 12 de maio, para o tradicional Prólogo disputado na Ribeira do Porto. Com uma lista recorde de 240 participantes de 21 nacionalidades, o espetáculo está garantido.

Está tudo a postos para a mais aguardada edição de sempre da Porto Extreme XL Lagares. Motivos não faltam, a começar pela maior e melhor lista de inscritos alguma vez apresentada por esta prova, que este ano tem honras de abertura do recém-criado World Enduro Super Series (WESS), um campeonato que agrega todas as disciplinas do Enduro e que junta, pela primeira vez, as principais equipas oficiais do pelotão internacional.

O cartaz desta edição é, por isso, o melhor de sempre, com 240 participantes, em representação de 21 nacionalidades, no conjunto das cinco classes que compõem o vasto pelotão (PRO, Expert, Hobby, XL e Veteranos).

A classe principal (PRO), aquela que junta os melhores e mais experientes pilotos, junta este este ano 40 inscritos, incluindo todos os principais pretendentes ao primeiro título da WESS. Esta será, aliás, a primeira vez em 14 edições que a etapa portuguesa receberá a presença de todos os representantes que integram as diferentes equipas oficiais e de fábrica do pelotão, casos da KTM, Husqvarna, Sherco, Beta e Gas Gas.

Por exemplo, a Red Bull KTM Factory Racing Team trará a Portugal os cinco pilotos que integram atualmente as suas fileiras, casos de Taddy Blazusiak (em estreia na prova, mas já com seis títulos mundiais de Super Enduro no currículo), Cody Webb (recém-coroado campeão do mundo de Super Enduro), Jonnhy Walker, Josep Garcia e Nathan Watson.

Do lado da rival Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Enduro Team, segue também para Portugal o quarteto composto por Graham Jarvis, Billy Bolt, Colton Haaker e Alfredo Gomez, vencedor de três edições da prova (2014, 2015 e 2016).

A este cartaz de luxo juntam-se ainda nomes como o de Wade Young (Sherco), vencedor da última edição da Porto Extreme XL, Mario Roman (Sherco), Paul Bolton (KTM), Travis Teasdale (Beta) ou Lars Enockl. Qualquer um deles, com legítimas ambições de discutir os lugares cimeiros da classificação.

Portugal estará este ano representado na categoria principal através de Nuno Pereira e Joel Vieira.

Com 77 inscritos, a categoria Hobby é, como habitualmente, a mais numerosa do pelotão, seguindo-se a Expert, com 52 inscritos, a XL e a PRO, com 40 cada uma, e a categoria de veteranos, com 31 inscrições confirmadas.

COMO SERÁ O PRÓLOGO NA RIBEIRA?

Disputada ao longo de três dias (11, 12 e 13 de maio), a 14.ª edição da Porto Extreme XL fará a sua habitual incursão pela zona histórica do Porto na tarde do próximo sábado, 12 de maio, com o tradicional Prólogo desenhado no cais da Ribeira.

Repleto de obstáculos naturais e artificiais, o percurso citadino é desde há cinco anos uma marca indissociável deste evento, sendo já considerado um dos mais espetaculares e desafiantes prólogos de todo o campeonato.

A competição decorrerá entre as 14 e as 19 horas de sábado, iniciando-se com as classes amadoras (Hobby, XL e Veteranos), num percurso mais curto, apenas junto ao rio. As classes Expert e PRO iniciarão a prova a partir das 16 horas, num percurso mais longo e desafiante que incluirá as tradicionais passagens pelas escadarias do Barredo, Codeçal e Guindais.

Os dez mais rápidos da classe PRO farão ainda uma última volta em conjunto, naquele que promete ser o momento mais espetacular deste Prólogo.

Após a cerimónia de pódio, os concorrentes seguem para a aldeia de Quintandona, em Penafiel, onde a partir das 20 horas realizarão uma prova noturna. A corrida principal está marcada para a manhã de domingo, também com partida e final na aldeia histórica de Quintandona.

Portugal, Áustria, França, Roménia, Polónia, Suécia e Holanda são os países que acolhem os sete eventos que compõem o calendário desta primeira edição do World Enduro Super Series (WESS), campeonato que se estenderá entre maio e novembro deste ano.

Mais informações sobre a prova aqui.