Sociedade

Porto Extreme XL com inscrições esgotadas e a melhor lista de sempre

  • Notícia

    Notícia

#jq_extreme_XL_21.jpg

João Queirós

Agendado para o próximo dia 12 de maio, o Prólogo do Porto Extreme XL Lagares promete ser o mais espetacular e participado de sempre. A organização tem já confirmados 240 inscritos, em representação de 22 nacionalidades, incluindo os melhores especialistas mundiais da disciplina de Enduro.

Pelo quinto ano consecutivo, a Ribeira do Porto vai servir de palco à prova, que este ano inaugura um novo campeonato que agrega as principais disciplinas do Enduro - o World Enduro Super Series - e onde estarão representadas todas as principais equipas do pelotão internacional.

Confirmando a enorme expetativa que este novo campeonato está a gerar, o Porto Extreme XL Lagares terá este ano a maior e melhor lista de inscritos de sempre, com a organização a ter já garantida a presença de 240 participantes no conjunto das cinco classes que compõem o pelotão (PRO, Expert, Hobby, XL e Veteranos).

A classe principal (PRO), que junta os melhores e mais experientes pilotos, tem este ano 40 inscritos, incluindo todos os principais pretendentes ao título mundial. Aliás, esta será a primeira vez em 14 edições que a etapa portuguesa receberá a presença de todos os representantes que integram as diferentes equipas oficiais e de fábrica do pelotão, casos da KTM, Husqvarna, Sherco, Beta e Gas Gas.

Por exemplo, a Red Bull KTM Factory Racing Team trará a Portugal todos os cinco pilotos que integram atualmente as suas fileiras, casos de Taddy Blazusiak (em estreia na prova), Jonny Walker, Cody Webb, Josep Garcia e Nathan Watson. Do lado da rival Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Enduro Team, vem também para Portugal o quarteto composto por Graham Jarvis, Billy Bolt, Colton Haaker e Alfredo Gomez.

A este cartaz de luxo juntam-se ainda nomes como o de Wade Young (Sherco), vencedor da última edição da prova, Mario Roman (Sherco), Paul Bolton (KTM), Travis Teasdale (Beta) ou Lars Enockl. Qualquer um deles, com legítimas ambições de discutir os lugares cimeiros da prova, que em 2018 celebra a sua 14.ª edição.

A categoria principal contará ainda com dois representantes lusos: Nuno Pereira e Joel Vieira.

Com 77 inscritos, a categoria Hobby é, como habitualmente, a mais numerosa do pelotão, seguindo-se a Expert, com 52 inscritos, a XL e a PRO, com 40 cada uma, e a categoria de veteranos, com 31 inscrições confirmadas.

Agendada para os dias 11, 12 e 13 de maio, a 14.ª edição da Porto Extreme XL juntará, assim, 240 equipas, em representação de nada menos do que 22 países.

Portugal, Áustria, França, Roménia, Polónia, Suécia e Holanda são os países que acolherão os sete eventos que compõem o calendário desta primeira edição do World Enduro Super Series, que se estenderá entre maio e novembro deste ano.