Sociedade

Porto explica os programas que o tornam uma "cidade amiga das pessoas idosas"

  • Notícia

    Notícia

#fib_visita_seniores_residencia_pinheiro_manso_12.jpg

Filipa Brito

O Teatro Rivoli recebe na próxima semana as "I Jornadas Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas", com o objetivo de revelar e envolver a cidade nos projetos que têm vindo a ser implementados no sentido de favorecer uma cidadania de qualidade às pessoas seniores.

De entrada livre mediante inscrição através desta ligação, as jornadas decorrem entre as 14 e as 18 horas da próxima quinta-feira, dia 19, e vão debruçar-se sobre as vertentes setoriais de todo o trabalho desenvolvido pelas diversas áreas de intervenção do Município em conjunto com os seus parceiros.

Assim, serão focados projetos específicos em painéis subordinados às temáticas dos sentimentos de pertença e de felicidade. Nesse sentido, serão abordados os programas "Porto Amigo", "Aconchego", "Chave de Afetos", "Casa Partilhada" e "Porto. Importa-se", que concorrem para consolidar o espírito de comunidade, bem como os "O Porto é Lindo!", "Acessibilidade nos Transportes", "Quem Sou Eu?", "Rua Direita", "No Porto a Vida é Longa" e "Reforma e Agora?", mais relacionados com a ideia de ser feliz na própria cidade.

Além de intervenções do presidente da Câmara, Rui Moreira, e do vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, será ainda ocasião para o Professor Manuel Curado proferir uma conferência sobre o tema "O envelhecimento tem futuro: pensar a vida num mundo paternalista".