Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Porto" estreia-se hoje nas salas de cinema do país
19-10-2017

Chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas o filme "Porto", de Gabe Klinger, cineasta brasileiro sediado nos Estados Unidos e já premiado no festival da La Biennale di Venezia.


Rodada na cidade do Porto em 2015, a longa-metragem foi a primeira a ter o apoio da Câmara do Porto de forma direta, ajudando a posicionar a cidade no roteiro cinematográfico mundial, com a marca "Porto" no título de um filme de grande distribuição.


Com produção do multipremiado cineasta Jim Jarmusch e do português Rodrigo Areias, o filme, inicialmente titulado "Porto, Mon Amour", narra uma história de amor entre um norte-americano e uma francesa que se conhecem no Porto. Conta com Anton Yelchin, Lucie Lucas e o portuense Paulo Calatré nos principais papéis.


Na película, Yelchin, entretanto falecido num trágico acidente em junho de 2016, interpreta um americano que, na Invicta, conhece uma bela mulher francesa, Lucie Lucas. Juntos passam uma noite mágica que os marca para sempre.


Aquando da rodagem no Porto, o realizador Gabe Klinger, que inicialmente tinha pensado filmar em Atenas, considerou que "o Porto é eterno, é fascinação com história e cultura", destacando que em qualquer 'frame' do filme (que mistura planos 16 mm, 35 mm e um Super 8), ao virar a câmara, é possível estar "no século XIII, no século XV, no século XVIII e no século XXI". "Este filme é sobre personagens que exploram a arqueologia do tempo nas suas vidas. É uma cidade que permite esta exploração do tempo", explicou.


"Porto" tem assegurado um percurso intenso de presenças em competição nos principais festivais de cinema internacionais, além da estreia mundial no festival de San Sebastián (Espanha), em setembro de 2016. Em Portugal, a antestreia aconteceu dois meses depois, no Rivoli, aberta ao público e onde estiveram presentes a atriz principal e vários outros protagonistas envolvidos na produção da longa-metragem.



Reveja a entrevista do Porto. à atriz principal, Lucie Lucas,  e ao realizador, Gabe Klinger, antes da apresentação ao público, no Rivoli.