Sociedade

Porto envolvido na criação de Corredores Saudáveis em bairros sociais europeus

  • Notícia

    Notícia

#mno_sede_moradores_lapa_03.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto participa num consórcio internacional, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, que vai implementar um projeto de regeneração de bairros sociais de sete cidades europeias, através da criação de "Corredores Saudáveis".

Financiado em 13 milhões de euros, através do Horizonte 2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, o consórcio URBiNAT - Urban Innovative and Inclusive Nature, constituído por cerca de 30 parceiros de vários países, viu a sua candidatura aprovada no Concurso para Ações Inovadoras (Innovative Actions) na área das Cidades Inteligentes e da Sustentabilidade (Smart Cities and Sustainabilty).

Ao longo de cinco anos, o projeto vai investigar, desenvolver e implementar o que designa de "Corredores Saudáveis", suportado pelo catálogo de Soluções Baseadas na Natureza (NBS - Nature Based Solutions) que os parceiros transversais (universidades, instituições públicas, laboratórios e empresas - ver lista em anexo) têm vindo a desenvolver nos últimos anos. Nesse catálogo incluem-se soluções tecnológicas de impacto ambiental, metodologias inovadoras de participação democrática e inclusão; e alternativas económicas por meio de soluções de economia social e solidária.

Os "Corredores Saudáveis" serão construídos através de processos participativos no Porto, em Nantes (França) e Sofia (Bulgária) e, mais tarde, replicados nas cidades de Bruxelas (Bélgica), Siena (Itália), Høje-Taastrup (Copenhaga, Dinamarca) e Nova Gorica (Eslovénia), em parceria com municípios e universidades locais. O consórcio é complementado com parceiros iranianos e chineses, bem como observadores do Brasil, Omã, Japão e China, o que garante a partilha alargada de boas práticas e a replicação das soluções projetadas noutros contextos.

Em Portugal estarão envolvidas cinco instituições: o CES, como coordenador; a Câmara do Porto (através do Pelouro da Inovação e Ambiente) como cidade-líder na implementação de soluções baseadas na natureza; o Pelouro da Habitação e Coesão Social (através da empresa municipal DomusSocial), como entidade responsável pelos bairros sociais do Porto; o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), como parceiro local do Porto; a Universidade de Coimbra (com o CEIS20 e o Departamento de Arquitetura) para o desenho dos corredores saudáveis; e o Give U Design Art (GUDA), como dinamizador dos processos de participação.

O projeto propõe novos modelos de desenvolvimento urbano por meio de inovações no espaço público, promove a coesão social através de living labs, constituídos nas cidades, e amplia os seus efeitos no âmbito de uma comunidade de práticas e de partilha transversal de conhecimento. Assume como modelo processos de experimentação e inovação de metodologias, de co-design e co-implementação, e de interação entre conhecimentos científicos e saberes que emergem das comunidades locais.

Para além do CES (que gerirá um orçamento próprio de 1.240.651 euros), especializado em soluções de participação e inclusão, de regeneração do espaço público, culturais, de economia social e solidária e de emancipação social, o consórcio dispõe de especialistas em soluções de integração ambiental (de Portugal e Holanda), tecnológicas (de Espanha e Dinamarca) e de mercado (da Suécia e Alemanha).

No âmbito do projeto está prevista a criação do Observatório OURBiNAT que irá gerir e monitorizar os dados e análises produzidos ao longo do projeto, garantindo a sua sustentabilidade e a promoção de uma regeneração urbana inclusiva e com soluções inovadoras, em prol do bem-estar e da coesão social.