Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Agosto no Porto é sempre a somar
31-07-2015

No primeiro fim de semana do mês de agosto, o grande destaque é o Grande Prémio de Fórmula 1 em Motonáutica. Mas há também teatro à varanda, cinema na avenida, tardes e noites de concertos ao ar livre, voleibol na praça e na praia, feiras e mercados por todo o lado, e ainda aulas para relaxar nos parques da cidade.


O programa "Verão é no Porto" apresenta até outubro mais de 400 propostas de animação na cidade. E uma das mais aguardadas é o Grande Prémio de Fórmula 1 em Motonáutica, de regresso a Portugal entre sexta-feira e domingo. A prova, em estreia no Porto, conta para o Campeonato do Mundo da modalidade e reúne pela primeira vez nos últimos quatro anos 20 pilotos, em representação de 12 equipas.

 

Organização conjunta das Câmaras Municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia, esta grande competição internacional traz às águas do Douro os melhores pilotos do planeta, ao volante de barcos que superam os 200 km/h.

 

Além da corrida principal - o F1H2O (às 17h15 de domingo) - o evento apresenta um vasto programa ao longo do fim de semana, com treinos livres e cronometrados, passeios em F1 bilugares, uma corrida de F4, acrobacias aéreas e ainda muita animação paralela, com destaque para o concerto gratuito de Mónica Ferraz (sábado, 22h00).

 

O Grande Prémio, que será transmitido pela televisão para 35 países, incluindo Portugal através da RTP2, promete atrair milhares de espetadores às margens do Douro. Num fim de semana que se espera de bom tempo e de grande espetacularidade, muitos não quererão perder os "voos" dos melhores pilotos do mundo.

 

MUITO PARA FAZER NA PRAÇA, NA PRAIA E NO JARDIM

 

De sexta-feira a domingo, a animação no Porto não se resume à zona ribeirinha, e espalha-se por toda a cidade. Entre as muitas ofertas de lazer e desporto, pensadas para diversos gostos e idades, destaca-se a estreia de três iniciativas que são já emblemáticas no verão portuense: o Cinema Fora do Sítio, o Festival Varandas e o Porta-Jazz ao Relento.

 

Logo na noite de sexta-feira, às 22h00, a Rua Chã recebe o primeiro espetáculo do Varandas em 2015. "Discos Perdidos" é uma comédia interpretada por Rui David, Rodrigo Affreixo e Patrícia Queirós, que promete transformar o espaço público num grande baile revivalista. Haverá anúncios à moda antiga, apelos de perdidos e achados, rábulas, um locutor de serviço, o pé de dança, e vai até ser possível dedicar músicas.

 

Na manhã do dia seguinte, a partir das 10h00, o mesmo local torna-se palco da primeira sessão do "Varandinha", o programa paralelo que o festival dedica às famílias. O livro "A Senhora Clap", de Marta Duque Vaz, passar para a rua e lembra a pequenos e graúdos que "amar é bater palmas". A autora estará presente e será entrevistada por Miguel Carvalho, homem de letras e "clapista" de coração.

 

Mais tarde, a Praça General Humberto Delgado, no topo da Avenida dos Aliados, transforma-se numa sala ao livre, com a exibição do filme francês Que mal fiz eu a Deus, uma comédia escrita e realizada por Philippe de Chauveron. É a primeira de sete sessões do ciclo, que durante agosto se vai espalhar por praças, jardins e estações da cidade. As sessões do Cinema Fora do Sítio estão agendadas para as sextas e sábados de agosto, sempre às 21h30. A organização assegura 200 cadeiras para o público, mas a maioria dos locais tem espaço para mais gente.

 

Também na noite de sábado, os Jardins do Palácio de Cristal recebem a estreia desde ano do Porta-Jazz ao Relento, que durante o mês reúne cinco concertos gratuitos. A partir das 22h00, a música do Jeffery Davis Trio - com Davis no vibrafone, André Rosinha no contrabaixo e Mário Costa na bateria - voará desde o magnífico parque urbano, com vista para o rio.


Mas antes, durante a tarde, o jazz viaja também por outro dos espaços verdes mais bonitos do Porto, o Jardim das Virtudes. Em mais uma edição das Jameson Lazy Sessions, entre as 15h00 e as 20h00, o público pode relaxar com o concerto de Elisa Rodrigues Quarteto e o DJ set Jazz Stew, apresentado por Bongo Tongo.

 

Já no domingo, as Somersby Porto Sunday Sessions passam também para os Jardins do Palácio de Cristal, depois de terem animado o Passeio Alegre durente julho. Entre as 16h00 e as 20h00, há música ao vivo (The Beetoes), um DJ set (Miguel Dias, dos 7 magníficos) e o Pink Market, acompanhados de muito convívio e boa disposição.

 

O mercado rosa realiza-se também no sábado, junto ao Edifício Transparente, enquanto o Mercado Porto Belo está na Praça Carlos Alberto e a feira A Família Desce à Rua anima a Rua das Galerias de Paris (dura até domingo). Nos três eventos, há muito para escolher nas ofertas de moda, artesanato e antiguidades.

 

Falta salientar ainda as atividades desportivas previstas para o fim de semana. Além do já referido evento motonáutico, e das habituais aulas abertas do programa Dias Com Energia (tai chi, pilates e yoga nos Jardins do Palácio de Cristal, no sábado, e tai chi e método DeRose no Parque da Cidade, o domingo), haverá muito voleibol. O programa Baixa em Boa Forma instalou um campo para a prática da modalidade na Praça D. João, uma iniciativa designada Outdoor Porto Volleyball. De sexta a domingo, o espaço divide-se em treinos abertos (das 10h ao meio-dia), utilização livre (entre as 15h e as 19h) e um torneio de 6x6 (das 20h à meia-noite). Esta competição reúne atletas amadores e federados de diversas idades, incluindo ex-campeões nacionais de seniores.

 

Além da ação na Baixa, o fim de semana apanha também o Beach Porto Volleyball, outro projeto promovido por PortoLazer e Porto Vólei que instalou um recinto da modalidade na Praia Internacional.

 

O Porto está sempre em alta, mas é no verão que fica no ponto.