Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto é a única cidade candidata à EMA com três edifícios elegíveis
26-10-2017

A candidatura portuguesa é a única a apresentar três espaços possíveis para sede da Agência Europeia do Medicamento. As três opções cumprem os critérios exigidos no processo de relocalização da EMA.


Dois edifícios existentes - Palácio Atlântico e Palácio dos Correios - e um terreno com projeto na Avenida Camilo são as possibilidades, sendo que em qualquer dos casos as instalações estarão prontas a receber a EMA em abril de 2019. Em comum têm, entre outros aspetos, funcionalidade, amplitude, conforto e centralidade.




Na Praça D. João I, o Palácio Atlântico fica no centro nevrálgico do Porto. O edifício existente, referência de uma época, será dotado de toda a modernidade sem perder a sua identidade. O projeto apresenta como particularidade o facto de estimular a convivência saudável entre as pessoas que nele trabalharem, com a arquitetura a estabelecer vários pontos de encontro.


Bem junto aos Paços do Concelho, na Avenida dos Aliados, fica o Palácio dos Correios. Caso seja esta a opção da EMA, a introdução de modernidade num edifício já existente, marcante na paisagem da Baixa, resultará na criação de um espaço ideal para trabalhar e estar, dotado de jardins interiores e áreas redimensionadas, com bom raio de visão.


No futuro Edifício Camilo, o único a construir de raiz, a relação interior-exterior será surpreendente. Arquitetura permite a criação de uma espécie de "jardim escondido" no centro da cidade. A lógica comum de escritório é subvertida, contrariando-se a circulação vertical para, de forma fluida, tranquila, se fazer do edifício o reflexo da forma natural da vida no Porto.


"Trabalhar como se vive" é o conceito apresentado pelos autores do Edifício Camilo, mas que acaba por acompanhar os projetos dos outros dois edifícios. Em qualquer um deles, a família EMA sentir-se-á em casa.


Em suma, em três projetos, três edifícios, há uma forma de ser cidade - o Porto - capaz de responder aos requisitos ideais da EMA.


Recorde-se que o Porto está entre as cinco cidades com performance de topo na candidatura à Agência do Medicamento, que terá de abandonar o Reino Unido devido ao Brexit.


No total, são 19 as candidaturas à relocalização da EMA. A cidade escolhida será conhecida no dia 20 de novembro.