Sociedade

Porto é um dos melhores municípios para fazer negócios, viver e visitar

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidade_porto_3.jpg

Filipa Brito

O Porto integra, pelo terceiro ano consecutivo, o pódio do ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida nos 308 municípios portugueses, segundo um estudo da Bloom Consulting.

A sexta edição do Portugal City Brand Ranking, divulgado nesta terça-feira pela consultora, volta a colocar os concelhos do Porto, de Lisboa e de Cascais nas três posições cimeiras enquanto melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios.

O "top 10" deste estudo anual é composto, depois de Lisboa, Porto e Cascais, pelos concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia.

Se alargarmos a lista aos primeiros 25, dominam as regiões do Norte e de Lisboa, com sete municípios cada, seguidos pela região Centro, com cinco, e pelo Algarve, com dois. Açores, Madeira e Alentejo têm um município cada neste ranking.

A nível regional, o Porto lidera a região Norte, Coimbra a região Centro, Lisboa a região de Lisboa e Vale do Tejo, Évora a do Alentejo, Faro a do Algarve, Funchal a da Madeira e Ponta Delgada a região dos Açores.

Lisboa e Porto, em primeiro e em segundo lugar, respetivamente, são as melhores cidades para viver, de acordo com os resultados e Braga estreia-se no pódio, ocupando a terceira posição.

Quanto às melhores cidades para visitar, Lisboa, Porto e Funchal ocupam os três primeiros lugares, seguidas da Nazaré que está, este ano, na quarta posição.

Em relação à categoria Negócios, as cinco primeiras posições não sofreram alterações comparativamente a 2018. Continuam ocupadas por Lisboa, Porto e Braga, seguidas de Cascais e Coimbra.

O Portugal City Brand Ranking examina o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na obtenção de novos investidores, residentes e turistas.

O estudo da consultora Bloom Consulting é realizado de acordo com diversas variáveis como os dados estatísticos que avaliam a performance dos municípios a nível económico, social e turístico; a procura online por município; o desempenho da comunicação online de cada cidade.

+Info: Consultar o estudo na íntegra aqui.