Política

Porto e Timisoara assinam acordo de cooperação

  • Notícia

    Notícia

O intercâmbio em diversos domínios - social, económico e cultural - e o estreitamento das relações institucionais foram hoje firmados pelos municípios do Porto e de Timisoara, na Roménia, com um acordo de cooperação. Também hoje, foi inaugurado oficialmente o Consulado Honorário da Roménia no Porto.

O acordo de cooperação entre as duas cidades foi assinado, em sessão realizada nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o seu congénere de Timisoara, Nicolae Robu. Entre os itens protocolados está a vontade de cooperar nos âmbitos da gestão municipal, cultura, desporto, economia, assuntos sociais, proteção ambiental, turismo, planeamento urbanístico e desenvolvimento local.

Neste contexto abrangente, "visando o estabelecimento de parcerias", os dois municípios "concordam incentivar e facilitar a cooperação entre organismos dos setores público e privado das duas cidades".

Após a assinatura do acordo, os dois presidentes participaram, no Palácio da Bolsa, na abertura de um fórum económico organizado pela Câmara de Comércio e Indústria e Agricultura da Roménia.

A inauguração oficial do Consulado Honorário da Roménia no Porto, ao final da tarde, e um concerto na Igreja dos Clérigos, com início às 19 horas, fizeram também a agenda de um dia em que a Roménia veio ao Porto.