Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto e Shenzhen querem aprofundar cooperação e relações comerciais
31-07-2019

Uma comitiva da cidade chinesa de Shenzhen está de visita à cidade do Porto, para avaliar oportunidades de cooperação e de desenvolvimento nas áreas do comércio externo. A delegação é liderada pela presidente da Comissão Municipal de Shenzhen da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Chen Qianwen.


A comitiva foi recebida na manhã desta quarta-feira nos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

Na agenda do encontro, os convidados partilharam com os autarcas o âmbito do trabalho desenvolvido pela Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, criada em 1949, enquanto organismo consultivo político da República Popular da China.

Por outro lado, os anfitriões fizeram um enquadramento sobre a história da cidade do Porto, urbe onde a tradição casa bem com a contemporaneidade e o cosmopolitismo. Além disso, foi prestada informação relativa ao desenvolvimento económico que permitiu à cidade, nos últimos anos, dar um salto significativo na captação de investimento externo.

A pujança das indústrias da cidade e da Região Norte, quer as indústrias tradicionais como as criativas, foi outro ponto na agenda da reunião. O estreitamento de laços comerciais e o aprofundamento do intercâmbio para as áreas culturais e artísticas completaram os temas discutidos.

Desde outubro de 2014, Porto e Shenzhen têm vindo a estabelecer uma relação cada vez mais próxima. Iniciou-se com a missão oficial a Shenzhen, chefiada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, altura em que foi assinado um Protocolo de Cooperação entre os dois municípios.

Dois anos mais tarde, evoluiu para um Protocolo de Geminação e, desde então, têm sido várias e de âmbito diversificado as visitas de delegações de Shenzhen à cidade do Porto.

Shenzhen é uma das maiores e mais influentes cidades da China, com mais de 12 milhões de habitantes. Próxima de Hong Kong, tem-se ainda evidenciado como hub tecnológico e cidade-exemplo entre as smart cities.