Sociedade

Porto é o palco do maior encontro internacional de artes performativas

  • Notícia

    Notícia

A rede internacional IETM escolheu o Porto para o seu encontro plenário, que começa no próximo dia 26 e coincide com o arranque do Festival DDD - Dias da Dança, reforçando ainda mais o posicionamento global da cidade no panorama artístico contemporâneo. 

Cerca de 700 participantes de meia centena de países são esperados para a reunião magna do IETM - Rede Internacional de Artes Performativas Contemporâneas que, entre 26 e 29 deste mês, vai desenrolar-se com 90 intervenientes de 25 países, ao longo de 26 sessões de trabalho, 14 atividades sociais/networking e um programa artístico composto por 11 espetáculos apresentados em 23 récitas.

"O IETM viu no Porto a cidade ideal para o acolhimento deste encontro, no seu regresso a Portugal 20 anos depois da passagem por Lisboa, e contactou-nos diretamente para a sua organização", revelou o presidente da Câmara, nesta manhã, em conferência de imprensa nos Paços do Concelho. Rui Moreira - acompanhado pelo adjunto do secretário de Estado da Cultura para as Relações Internacionais, Tiago Bartolomeu Costa, e pelo diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes - considerou que "o Porto, reconhecido como uma cidade culturalmente ativa, com agentes artísticos dinâmicos e um público presente, reforça assim o seu posicionamento internacional, confirmando a estratégia cultural desenhada para a cidade".

Acresce que o programa do encontro tem como mote "Outros Centros", uma temática que o presidente da Câmara frisou encontrar ligação com o Porto, com a sua identidade e o seu posicionamento atual. E vai desenvolver "um debate dinâmico e plural sobre outros centros, sejam eles geográficos, artísticos ou de pensamento", através de "um programa que se alinha com a filosofia cultural do Porto e dos seus agentes culturais".

O evento tem início no mesmo dia que o Festival DDD - Dias da Dança e essa "feliz coincidência" (como afirmou Tiago Guedes, que é também o diretor artístico deste festival) permite conquistar uma visibilidade acrescida para o DDD com um programa alargado que promove o pensamento crítico sobre o setor, além de incentivar o envolvimento ativo dos agentes artísticos do Porto. A par de percursos artísticos pela cidade, as atividades previstas terão como principais palcos o Teatro Municipal do Porto, o Teatro Nacional São João/Mosteiro de São Bento da Vitória, a Reitoria da Universidade do Porto, o Centro Português de Fotografia e o Palacete dos Viscondes de Balsemão.

Paralelamente, a vinda do encontro do IETM para o Porto vem confirmar a importância da colaboração entre as instituições, como sublinharam Rui Moreira e Tiago Bartolomeu Costa, tendo em conta que a realização congrega não só a Câmara do Porto e a Secretaria de Estado da Cultura através da Direção-Geral das Artes, mas também o programa Europa Criativa da Comissão Europeia e a Flemish Community.

Com um orçamento de 194 000 euros, a iniciativa conta com o esforço financeiro da autarquia no montante de 50 000, num investimento que Rui Moreira considera justificado por se tratar de "uma oportunidade evidente para posicionar o Porto de forma inequívoca no circuito da criação artística contemporânea europeia e mundial, assim como de um momento raro de visibilidade internacional da cidade e dos seus agentes artísticos". A DGArtes comparticipa também com 50 000 euros, o Europa Criativa com 79 000 e os restantes 15 000 resultam das inscrições.

O encontro, em que qualquer interessado (coletivo ou individual) pode inscrever-se, envolve também agentes como Bússola, Visões Úteis, Centro Português de Fotografia, Associação de Turismo do Porto e Norte, Teet Beam e Fundação de Serralves, entre muitos.

Consulte no programa tudo o que se vai passar e os momentos que mais lhe interessam, clicando aqui. Aproveite para cruzar a informação com o que pretende ver no Festival DDD - Dias da Dança, seguindo esta ligação.