Política

Porto e Macau fortalecem amizade com memorando de entendimento

  • Notícia

    Notícia

O Chefe da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, Fernando Chui Sai On, foi recebido esta manhã na Câmara do Porto por Rui Moreira, numa sessão solene de boas-vindas que teve como ponto alto a assinatura de um memorando de entendimento, que inova e reforça "a grande cooperação" aprofundada nos anos mais recentes. 

Porto e Macau celebram este ano o 22.º aniversário de geminação, mas a relação de amizade entre a cidade e a região administrativa especial tem vindo a intensificar-se nos últimos anos. Momento oportuno para estreitar laços no quadro de cooperação existente, declarou Rui Moreira na sua intervenção.

Com efeito, no memorando de entendimento assinado durante a cerimónia, Porto e Macau assumem o compromisso de se empenharem ainda mais "em promover o intercâmbio e cooperação nas áreas de economia, comércio, turismo, educação, medicina tradicional chinesa, empreendedorismo jovem e proteção do património cultural". 

Entre as ações operacionais consensualizadas, o autarca enumerou como prioridades impulsionar a criação da Região Administrativa Especial de Macau como "Centro Mundial de Turismo e Lazer" e o desenvolvimento destas áreas na cidade do Porto.

Outro dos objetivos passa por contribuir para a função de Macau enquanto "plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa", procurando, nessa função, promover "o crescente papel do Porto na nova economia mundial", assinalou Rui Moreira durante a cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, de membros e secretários do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, de vereadores da Câmara do Porto, do representante do Embaixador da República Popular da China em Portugal, de autarcas e membros da delegação macaense, autoridades civis e militares, representantes do Corpo Consular do Porto, entre outros convidados.

Noutro eixo, o protocolo estabelecido visa ainda "incentivar os estudantes de ambos os territórios a participar ativamente no programa da Bolsa de Estudo 'Uma Faixa, Uma Rota' estabelecido pela Fundação Macau", acrescentou o presidente da Câmara do Porto, que salientou a importância desse intercâmbio no favorecimento da formação de quadros qualificados.

Rui Moreira entrega a Fernando Chui Sai On as chaves da cidade

Num ano, em que as relações diplomáticas entre Portugal e China comemoram 40 anos e em que se celebra o 20.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai On, que recebeu das mãos de Rui Moreira as chaves da cidade do Porto, agradeceu o ato salientando que "não só representa uma grande honra para mim como também transmite a profunda amizade do povo do Porto para com os residentes de Macau".

Na sua intervenção, o Chefe da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, que destacou "a beleza do Porto", concluiu que "estas chaves vão abrir as portas para o reforço dos contactos amigáveis entre as duas partes e para expansão do intercâmbio e cooperação em vários domínios", antes de seguir com a sua comitiva para a Casa do Roseiral, a convite de Rui Moreira.

Relações bilaterais entre Porto e China estão reforçadas

Além das recentes visitas oficiais do Presidentes da República Popular da China a Portugal e do Presidente da República Portuguesa à China, que refletem uma vontade de os dois países darem estabelecerem novos consensos, o presidente da Câmara do Porto tem desenvolvido uma ação diplomática com diferentes cidades do território chinês, que já deu origem a duas entrevistas concedidas à cadeia televisiva CGTN, presente em mais de 100 países do mundo e com um alcance superior a 85 milhões de espetadores.

A primeira, realizada em junho do ano passado em Pequim, aquando da visita oficial de Rui Moreira à China, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal. A segunda entrevista, concretizada em dezembro último na Alfândega do Porto, numa deslocação da CGTN à cidade.

A relação bilateral tem sido ainda reforçada com a visita de diferentes delegações à cidade e, por outro lado, com a representação do Porto em eventos considerados para a captação de investimento, de que são exemplo a participação do presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, na I Feira Internacional de Importação da China.