Sociedade

Porto e Macau estreitam a velha amizade com novas formas de cooperação

  • Notícia

    Notícia

Em dia dedicado à celebração da amizade entre Porto e Macau, geminadas há 22 anos, o Município do Porto ofereceu à comitiva do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam Chong Veng, uma Dança do Dragão em frente aos Paços do Concelho. A visita da delegação à cidade decorreu nesta sexta-feira, dia 15, e foi conduzida por Rui Moreira. Contemplou a passagem por museus e outros espaços emblemáticos da cidade, bem como a inauguração de uma exposição no átrio da Câmara Municipal.

A atuação da Dança do Dragão, realizada na Praça do General Humberto Delgado, foi protagonizada pela Escola de Artes Marciais Chinesas SHE-SI, fundada no Porto em 1986. Trata-se da única associação no país que integra as modalidades de Wushu e as disciplinas culturais da Dança do Dragão e da Dança do Leão.

O programa da visita oficial incluiu, também, a inauguração da exposição "Imagens de Macau - A Visão Pessoal de 0.38", patente na galeria dos Paços do Concelho. A mostra, que reúne cerca de 40 desenhos do jovem artista macaense Leong Ieng Wai, fica aberta para visita ao público até dia 24 de abril (entre as 9 e as 17 horas, de segunda a sexta-feira). 

"Nas iniciativas que realizamos para divulgar a nossa cidade pelo mundo, procuramos sempre recorrer a formas diferentes que revelam novas dinâmicas de Macau. Nesta fantástica cidade do Porto temos a honra de abrir esta exposição singular, que apresenta várias atrações de Macau pela mão de um jovem autista", referiu a diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes. 

Em representação da Associação de Reabilitação Fu Hong de Macau, Maria João dos Santos Ferreira completou que o artista Leong Ieng Wai "tem dificuldade em expressar-se por palavras devido à sua deficiência. Porém, a sua paixão pela arte permite-lhe exprimir o que vê", assinalando que o desenho é o seu único meio de comunicação com o mundo exterior. 

"É um enorme gosto recebermos Macau neste ano tão especial e neste átrio que normalmente atribuímos aos nossos amigos. Demonstrativo que o Porto, para além de ser um destino de turismo, também quer ser uma montra para o turismo de uma região como Macau", assinalou, por seu turno, o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente. 

A visita da delegação macaense, que se iniciou pela manhã no Museu Romântico e com um almoço oferecido por Rui Moreira à comitiva de Alexis Tam, culminou com um jantar em Serralves, desta feita retribuído pelo governante macaense ao presidente da Câmara do Porto. 

Reservatório da Pasteleira, Museu do Vinho do Porto, Teatro do Bolhão e Estação de São Bento completaram os locais incluídos no roteiro do grupo. 

Esta deslocação à cidade enquadra-se na comemoração dos 22 anos de geminação entre o Porto e Macau, sendo também 2019 um marco importante para as relações bilaterais entre Portugal e a China, pois celebram-se 40 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

No passado mês de fevereiro, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau já tinha visitado a Câmara do Porto e reunido com Rui Moreira para aprofundar a relação de amizade e a cooperação entre as duas cidades, nomeadamente nos setores do turismo, cultura, educação, saúde e desporto.