Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto e Luanda cooperam
29-07-2015

A recente visita do presidente da Câmara Municipal a Angola mereceu natural destaque nos órgãos de comunicação social e redes sociais daquele país africano de língua oficial portuguesa. Em especial a revitalização do acordo de geminação entre as cidades do Porto e Luanda rubricado há 15 anos.


Durante a visita, Rui Moreira visitou o município luandense, onde foi recebido no salão nobre pelo presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, José Tavares Ferreira. Segundo se pode ler no site do município da capital angolana, de acordo com o presidente da Câmara do Porto um dos esteios da relação que se procura estreitar enquadra-se no campo cultural, potenciando a colaboração iniciada com a Fundação Sindika Dokolo, instituição angolana de interesse público, que apresentou no Porto a exposição de arte contemporânea com grande impacto no público local - "You Love Me, You Love Me Not", que esteve patente na Galeria Municipal.


O facto das duas cidades estarem ligadas por um voo direto da companhia área angolana, TAAG, transportando para Angola, fundamentalmente, trabalhadores e empresários do norte de Portugal, constitui também uma motivo facilitador das relações que se pretende reforçar.


Fornecimento de água, recolha e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de recursos humanos e obtenção de novos conceitos no campo da habitação social são outros setores de vital importância para a revitalização das parcerias entre o Porto e Luanda.


Para a concretização deste propósito, José Tavares Ferreira visitará o Porto em Setembro, onde será estabelecido um protocolo com as ações concretas a serem desenvolvidas no âmbito do intercâmbio e cooperação entre as duas cidades.


A visita de Rui Moreira inseriu-se também na realização do Luanda Investment Fórum onde o Porto foi um dos dois municípios portugueses em destaque. Aí pôde apresentar o Invest Porto, gabinete da autarquia que visa a captação de investimento e de oportunidades de negócio.


Perante empresários e convidados angolanos, Rui Moreira destacou a atratividade que a Invicta demonstra atualmente em várias áreas, com destaque para o turismo. Uma oportunidade que foi aproveitada para vários contactos com a cidade em busca de informação sobre oportunidades de negócio com vista ao reforço da competitividade empresarial do Porto.


O Luanda Investment Fórum foi uma iniciativa da AEL - Associação Empresarial de Luanda e da CE-PALOP, Confederação Empresarial dos PALOP, que decorreu em paralelo com a FILDA - Feira Internacional de Luanda.


RUI MOREIRA PROCURA ATRAIR EMPRESÁRIOS ANGOLANOS PARA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NO PORTO