Sociedade

Porto é das cidades onde se fala melhor a língua inglesa e Portugal o 12.º país

  • Notícia

    Notícia

#fib_Jardim_Oliveiras_Torre_Clerigos.jpg

O Porto é das cidades portuguesas onde se fala melhor a língua inglesa, segundo um estudo revelado a partir da análise de dados de 2,3 milhões de falantes não nativos de inglês em 100 países e regiões diferentes. Mas, por distritos, é no de Lisboa que o nível de inglês falado é superior.

Os dados constam do relatório anual EF English Proficiency Index, segundo o qual "Portugal é o 12.º país do mundo onde melhor se fala inglês", alcançando pela primeira vez o nível de proficiência "muito elevada".

"Não é por acaso que o nosso país se torna cada vez mais atrativo a investimento estrangeiro nos mais variados setores económicos e palco de grandes convenções internacionais", considera Constança Oliveira e Sousa, responsável da EF Education First em Portugal.

A cidade portuguesa melhor colocada na lista mundial (ver página 8) é Lisboa (11.ª) e a seguinte é a do Porto (17.ª). Entre as regiões de Portugal, Lisboa também está em primeiro, enquanto as do Porto e de Setúbal estão equiparadas em 2.º lugar.

O nosso país é o melhor colocado quanto ao conjunto dos do sul da Europa, dos quais o seguinte é a Grécia no 22.º lugar com nível "alto". França (31.º), Espanha (35.º) e Itália (36.º) não vão além de um nível "moderado" de inglês.

A lista global voltou a ser liderada pela Holanda, o que acontece pela quarta vez em nove anos, e revela ainda uma nova tendência: a de que os homens estão a falar melhor do que as mulheres, ao contrário do que acontecia no estudo do ano passado.

Os países nórdicos são aqueles onde se fala melhor o inglês (a seguir à Holanda, surgem a Suécia em 2.º e a Noruega em 3.º), enquanto o pior desempenho na língua inglesa é registado na Arábia Saudita (98.º), no Quirguistão (99.º) e na Líbia (100.º).