Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto dispõe de um atlas climático
10-12-2015

O Auditório da Casa do Infante recebeu, ontem, o seminário final do projeto CLICURB "Alterações climáticas e a Cidade: Impactos e Soluções", organizado pela Universidade de Aveiro, com o apoio da Câmara do Porto.


O Porto foi selecionado como área-piloto para esta investigação, num projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com contornos pioneiros e inovadores, na medida em que estudou e caracterizou durante os últimos 33 meses, a uma escala de resolução muito mais fina que os habituais estudos, as interações clima/qualidade do ar. Deste trabalho resultou a produção de um atlas urbano constituído por vários layers de informação.


Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto apresentou no seminário a Estratégia Local de Adaptação às Alterações Climáticas. O Porto, enquanto parceiro e "end user" privilegiado, terá acesso e usufruirá de todos os dados e mapas produzidos, os quais serão integrados em futuros planos de ação com vista à redução da exposição e a vulnerabilidade da cidade aos efeitos das alterações climáticas.