Sociedade

Porto Digital vai expandir rede pública Wi-Fi da cidade a partir de estudo sobre quem a utiliza e como

  • Notícia

    Notícia

#fib_telemovel_wifi_rua_01.jpg

A Associação Porto Digital vai expandir a rede pública Wi-Fi do Porto é utilizada maioritariamente em ruas e praças para aceder a informação sobre a cidade, estando na preferência dos utilizadores a busca de informação sobre eventos culturais, trânsito e mobilidade.

Os dados constam de um estudo realizado pela Associação Porto Digital junto de mais de 83 mil utilizadores da rede wi-fi no Porto, que teve por objetivo avaliar como, quem e porquê recorre a ela, de modo a fornecer informação que permitirá ao Município melhorar e expandir aquela rede.

Tendo recolhido também propostas de melhoria do serviço, "a análise teve a duração de dois meses e os resultados deste trabalho serão usados no processo de desenvolvimento e expansão da rede que está a ser realizado pela Associação Porto Digital", avança o seu administrador executivo, Paulo Calçada, alicerçado numa aposta do Executivo Municipal.

Esse responsável acrescenta que o processo, a realizar em duas fases, "deverá estar terminado durante o ano de 2020". Explica também que na primeira, iniciada já em 2018, "foi feita uma completa reorganização e modernização da estrutura e equipamentos existentes, tendo desde já sido feito um investimento inicial na expansão da rede, nomeadamente na zona central da cidade e na zona das praias, em parceria com a Empresa Municipal Águas do Porto".

Como resultado desta primeira fase do projeto, o número de novos dispositivos mensais ligados à rede quase que triplicou, tendo atingido um valor máximo de 140 mil novas ligações. Em termos de utilização mensal, o número de utilizadores, considerando os novos dispositivos e os dispositivos que se ligam regularmente, encontra-se perto dos 300 mil. E, no tocante ao valor agregado, a rede suportou desde o início do processo de reorganização perto de 1,5 milhões de dispositivos.

Ainda de acordo com o estudo realizado, a grande maioria dos utilizadores partilharam que estavam a utilizar a rede pela primeira vez, o que demonstra a importância desta oferta como forma de partilhar informação sobre a cidade a visitantes que a procuram.

No entanto, o número de utilizadores que usam regularmente a rede é também muito relevante: cerca de 20% dos inquiridos admitiram utilizar a rede para trabalhar e estudar.

O estudo aponta ainda que as ruas e praças são os locais mais procurados para aceder à rede Wi-Fi, que se destaca entre os utilizadores pela velocidade, apontada por mais de 60% dos inquiridos como a característica da rede que mais valorizam.

Sendo a principal finalidade dos utilizadores o acesso a informação sobre a cidade (56%), questionados sobre o tipo de informação que gostariam de ter acesso após aceder à rede Wi-Fi, 45% dos participantes neste estudo apontaram os "Eventos Culturais" como escolha prioritária, seguida da informação de "Trânsito e mobilidade" (32%).

Os resultados do estudo demonstram haver uma utilização muito relevante do serviço Wi-Fi por parte dos cidadãos do Porto, tanto para trabalho como para estudo. No entanto, registou-se igualmente uma crescente procura por parte de turistas, pelo que o projeto de expansão e melhoria vai contar com o apoio do Turismo de Portugal e da Associação de Turismo do Porto.

Entretanto, o administrador da Porto Digital avançou também que, na segunda fase do projeto, a iniciar ainda no corrente mês de setembro, a rede implementará o conceito de "conectividade imersiva" e será feita uma aposta na expansão significativa da cobertura e na disponibilização de serviços inovadores.