Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto destaca-se no panorama europeu para investidores e startups
27-05-2016

Durante uma semana, o Porto tornou-se no centro europeu da inovação e do empreendedorismo. A Semana Start@Scale, com mais de 40 eventos organizados um pouco por toda a cidade, promoveu a discussão do desenvolvimento económico e da criação de emprego. Do programa destacou-se o Congresso Anual da Rede EBAN - o ScaleUp for Europe - que decorreu, pela primeira vez, em Portugal e que contou com a presença de mais de 300 empreendedores e investidores nacionais e internacionais, mas também Business Angels, responsáveis políticos, formadores de opinião, startups, scaleups e empresas de todo o mundo.


No encerramento, o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, destacou a importância que a cidade tem vindo a ganhar no setor da Inovação e do empreendedorismo. "Muitos deles nunca cá tinham estado. Estão interessados em trabalhar para que a Europa se posicione em termos de crescimento da economia e de emprego. O Porto incutiu-lhes também esta dinâmica", sublinhou.


A Semana Start&Scale, organizada pela Câmara do Porto, teve como objetivo mostrar à cidade a importância da inovação e do empreendedorismo para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego. 


Depois do presidente da Câmara, Rui Moreira, ter participado numa conversa descontraída com dois empreendedores de referência da cidade, partilhando a sua visão e experiência como empreendedor, a organização anunciou hoje os vencedores do Desafios Porto, projeto do Município do Porto em parceria com a NOS, EDP e CEIIA, e E&Y.


Das mais de 100 soluções submetidas para os desafios apresentados pelos cidadãos em quatro grandes áreas, 10 foram apresentadas como finalistas.


Depois de ser avaliado o potencial impacto e consideradas todas as condições para implementação de cada uma das propostas, foram declarados vencedores: HealthyRoad (Mobilidade e Ambiente), que propôs uma adaptação das suas tecnologias para melhoria da gestão do parqueamento, cargas e descargas na cidade; Posivite Blue (Cidade Digital), que apresentou a solução GameON, plataforma que disponibilizará um conjunto de instrumentos de monitorização e interação entre os cidadãos e o município que contribuirá para o aumento da eficiência em termos de consumo de água; Omniled (Energia), apresentada pela Omniflow, é um dispositivo com elevada eficiência energética que possui capacidade de produção autónoma através de fonte fotovoltaica e eólica, e ainda, a capacidade de integração em redes inteligentes de produção e consumo de energia; SiosLife (Saúde e Bem-Estar), com o projeto Porto 3i, que promove o envelhecimento ativo e info-inclusão.


As quatro soluções vencedoras serão financiadas até 50 mil euros, de acordo com o plano de trabalhos e orçamento apresentado.