Cultura

Porto Design Biennale revela programa de estreia em evento com DJset

  • Notícia

    Notícia

Cartaz_Porto_bienal_design.jpg

Pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança, com especial atenção ao design português, é aquilo a que se propõe a 1.ª edição da PDB - Porto Design Biennale, um evento ímpar em Portugal que parte da iniciativa dos municípios do Porto e de Matosinhos e cujo programa oficial é anunciado à cidade ao fim da tarde desta quarta-feira, 19 de setembro.

Durante um evento com DJset, o curador geral da bienal, José Bártolo, e demais curadores levantam o véu sobre a programação a partir das 19 horas, no espaço-loja PDB'19 situado no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto 71, Porto), que terá entrada livre para o público.

A PDB - Porto Design Biennale assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. Decorrendo entre setembro e dezembro de 2019 em diversos locais das duas cidades, a programação da edição de estreia girará em torno do tema "Post Millennium Tension" para estimular uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança.

Explorando formatos diversos, o design português contemporâneo será largamente mostrado nas suas várias vertentes disciplinares - do design industrial ao digital, do design de moda ao design gráfico - e nas suas múltiplas abordagens funcionais, conceptuais e processuais. A dimensão contextual do design português será refletida e debatida, analisando-se as inúmeras ligações entre o design e contextos societais - tecnológico, económico, cultural ou politico - bem como novas formas de relação disciplinar com a prática artística, o pensamento crítico e a investigação científica.

Tomando como mote as Tensões Pós-Milénio, será realizada uma conferência internacional que que problematizará o tema da bienal a partir de diversas perspetivas de teoria e prática crítica contemporâneas: do design especulativo à arquitetura forense. Um workshop internacional destinado a jovens curadores possibilitará a apresentação de novas e radicais formas de discurso curatorial sobre o design.

Paralelamente, 
em torno do país convidado - Itália - foi construída uma programação que, não deixando de revisitar a história do design italiano, perspetiva as emergências da cultura projetual italiana. 

Abrindo-se a vários públicos, especializados e não especializados, a programação da Porto Design Biennale '19 incluirá ainda um vasto programa de eventos, instalações interativas, performances e concertos, que ocuparão dezenas de locais das cidades do Porto e Matosinhos.

Promovida em estreita parceria pelos dois municípios, a PDB'19 tem organização da esad?idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.