Cultura

Porto Design Biennale apresenta exposição na Galeria Municipal

  • Notícia

    Notícia

atelierdalves_PDB_19_jornalporto_exp12.jpg

A Galeria Municipal do Porto inaugura a 19 de setembro a exposição "MILLENNIALS - Design do Novo Milénio", pelas 22 horas. O projeto integra o vasto programa da primeira edição da Porto Design Biennale.

A iniciativa decorre entre 19 de setembro e 8 de dezembro, entre as cidades do Porto e Matosinhos. São mais de dois meses dedicados a três núcleos programáticos - "Post Millennium Tension - Present Tense", "Design and Democracy" e "Design Forum" - e que incluem uma série de exposições, instalações, oficinas, conferências e debates.

Como prioridades, propõe-se analisar e refletir sobre a atual configuração disciplinar do design e sobre a "urgência de pensar uma realidade em mudança e de convocar o design, entendendo-o como pensamento crítico e prática de intervenção sobre essa realidade", assinala o diretor executivo, Sérgio Afonso.

É neste contexto que surge a exposição "MILLENNIALS - Design do Novo Milénio", acompanhando a reflexão sobre o papel do design na contemporaneidade, focando-se nos projetos e processos de trabalho dos designers millennials, nascidos nas décadas de 1980 e 1990, propondo-se refletir sobre o que os caracteriza e diferencia.

Na verdade, um tema que se impõe neste programa, considerando que a geração millennial situa-se num contexto espacial e temporal muito distinto, marcado por características políticas económicas e tecnológicas significativamente diferentes das que se verificavam no final do século XX.

A exposição, com curadoria de José Bártolo e design expositivo de Tiago Casanova, apresenta diferentes áreas do design, criando um mapeamento crítico, que reflete sobre as interações entre o design e as circunstâncias tecnológicas, económicas, culturais e políticas que o enquadram, representada em três campos: as intenções, os processos e as formas de materialização dos projetos.

A seleção expositiva pretende, assim, trazer uma leitura crítica do design de comunicação contemporâneo, para o qual foram convidados um conjunto de artistas e estúdios de design nacionais e internacionais: ARK; Center for Future Publishing; Clemens Bru?ck; Daniel Sousa; Demian Conrad; Foundland Collective; Henrique Nascimento & Erik Vlemmix; Inhabitants; Ira Ivanova; João Castro, to the unkown; João Miranda & Desisto; Lyft Creative Studio; Martin Gnadt, Pascal Schönegg, Denis Yilmaz; Oupas! Design; Rita Matos; Serafim Mendes & Mecha Studio; Studio Formafantasma; Tomba Lobos e Trapped in Suburbia.

De entrada livre, a exposição pode ser visitada de 19 de setembro a 17 de novembro, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo entre as 14 e as 16 horas.

O programa completo da Porto Design Biennale pode ser consultado AQUI.