Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto Design Biennale apresenta conferência performativa no Palácio dos Correios e no Rivoli
23-09-2019
Uma conferência performativa de entrada livre no Palácio dos Correios e no Teatro Rivoli, entre hoje e amanhã, vem juntar-se ao leque de propostas da Porto Design Biennale, que tem vindo a propôr várias exposições e outras iniciativas.

Iniciada no passado dia 19, esta bienal promovida pelo Município do Porto em parceria com o de Matosinhos e organizada pela ESAD-IDEA tem já patentes várias exposições e apresenta hoje "Monstrous Designs: Uma Conferência Performativa ? Os Velhos Monstros Do Novo Milénio", entre as 18 e as 21 horas, no Palácio dos Correios.

O evento tem curadoria de Ana Teixeira Pinto, escritora, professora, editora e teórica cultural sediada em Berlim, e procura expandir a reflexão sobre o tema da primeira edição da Biennale ? Post Millennium Tension ? tendo como convidados Andrew Herscher, Cibelle Cavalli Bastos, Eyal Weizman, Florian Cramer, Geert Lovink, Maria Hlavajova, Natascha Sadr Haghighian, Susan Schuppli e Zach Blas.

Evocando os "designs monstruosos" da contemporaneidade marcada por "acontecimentos sociais, políticos e naturais impiedosos e brutais ? o Brexit, a eleição de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, os naufrágios no Mediterrâneo ou o abaixamento do nível dos glaciares" ? a conferência tem como objetivo principal refletir sobre "os velhos monstros do novo milénio e questionar se a multitude de criaturas sinistras que se banqueteia com a carne decomposta do Capital surgiu acidental ou intencionalmente".

Nesta primeira sessão, "Monstrous Designs: Uma Conferência Performativa ? Os Velhos Monstros do Novo Milénio" tem intervenções de Ana Teixeira Pinto e José Bártolo. Inclui a exibição de "Can the Sun Lie?" de Susan Schuppli, seguida de palestra com a autora, e a apresentação de "Sad by Design", de Geert Lovink. Haverá ainda a atuação "XR and Affect: Designing Empathic Realities", de Cibelle Cavalli Bastos, a encerrar este primeiro dia.

Terça-feira, dia 23, a conferência tem início às 14 horas, no Rivoli, e inclui diversas palestras com espaço para sessões de perguntas e respostas. Andrew Herscher apresentará "Displaced by Design"; Maria Hlavajova falará sobre "Art in the Times of Interregnum"; Zach Blas exibirá o seu filme "Contra-Internet", após o que conduzirá uma palestra sobre o mesmo tema; Florian Cramer falará sobre "Crapularity Design"; e Geert Lovink apresentará "Made in China/Designed in California/Criticized in Europe", seguido de discussão com Florian Cramer and Geert Lovink.

A Porto Design Biennale continuará a apresentar diversas atividades durante os próximos meses e o programa completo pode ser consultado AQUI..