Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto de Tradição quer reconhecer mais cinco lojas históricas da cidade
30-10-2018

Mais cinco estabelecimentos históricos estão em vias de ser protegidos pelo Porto de Tradição: Barbearia Garrett, Confeitaria Petúlia, José Rosas e Cª, Lda., Liga Portuguesa de Profilaxia Social e Marcolino Relojoeiro. Na reunião de Executivo desta manhã foi igualmente aprovado por unanimidade o reconhecimento definitivo da Casa Lima. 


Após a revisão do processo do pedido de proteção da Casa Lima, que surgiu na sequência de uma pronúncia apresentada durante o período de consulta pública, o Grupo de Trabalho "emitiu parecer favorável para a continuidade do processo de reconhecimento e proteção", refere a primeira proposta assinada pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente. Não encontrando também nenhum entrave ao seu reconhecimento, o Executivo deliberou por unanimidade a sua inclusão na listagem do Porto de Tradição, que ascende agora a 64 estabelecimentos históricos protegidos.


Ainda no âmbito do programa, os 13 vereadores da Câmara do Porto votaram favoravelmente uma segunda proposta para a abertura de consulta pública, pelo período de 20 dias úteis, para mais cinco estabelecimentos (Barbearia Garrett, Confeitaria Petúlia, José Rosas e Cª, Lda., Liga Portuguesa de Profilaxia Social e Marcolino Relojoeiro), após análise e avaliação do Grupo de Trabalho, à luz do disposto na lei n.º42/2017. Resumidamente, enquanto não entra em vigor o Regulamento do Porto de Tradição, o Grupo de Trabalho verificou cumpridos os requisitos necessários para avançar com esta classificação, enquanto "estabelecimentos e entidade de interesse histórico e cultural ou social local".


Neste momento, já decorre a consulta pública dos seguintes estabelecimentos: Hotel Aliados, Casa da Mariquinhas, Casa Guedes, Gazela Cachorrinhos da Batalha, Restaurante Chinês, Restaurante Ginjal e Restaurante King-Long.