Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto de Leixões vai ter mais capacidade
18-02-2017

O Plano estratégico do Porto de Leixões vai ser colocado em debate público a partir de março e foi apresentado ontem, em Matosinhos. Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, explicou que o maior investimento a ser feito pelo Porto de Leixões nos próximos dez anos, vai estar localizado junto ao Terminal de Cruzeiros e permitirá receber navios porta-contentores de maior dimensão.


Trata-se da construção de um terminal de contentores, que deverá ser alvo de um concurso público e ser construído no âmbito de uma concessão (parceria público-privada). Em causa está um investimento de 320 milhões de euros e a conclusão está prevista para 2025.

Na cerimónia de apresentação dos investimentos, o presidente da Administração dos Portos de Douro e Leixões (APDL), Brogueira Dias, anunciou que o estudo de impacto ambiental das obras do prolongamento do quebra-mar vai ser lançado em breve, e apelou à participação no debate público.

O presidente da câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, afirmou que o Porto de Leixões é um dos bons exemplos da excelente relação de uma cidade com o seu porto.

Rui Moreira, presente também na cerimónia, e convidado a intervir, chamou a atenção para a importância do Porto de Leixões estar preparado para receber porta-contentores de maior porte, para continuar a sedimentar a sua importância estratégica para o país e recordou que um porto não serve apenas para exportar mas também para importar.