Sociedade

Porto de Leixões registou máximo histórico de escalas

  • Notícia

    Notícia

#mno_porto_leixoes.jpg

Este ano, o Porto de Leixões registou um novo máximo histórico, com os dois terminais a receberem, no seu conjunto, 100 escalas e quase 96 mil passageiros, anunciou hoje a entidade portuária.

Segundo a informação divulgada pela agência Lusa, os números demonstram um crescimento de 19% quanto ao número de navios e um crescimento de 33% no número de passageiros, tendo sido pela primeira vez alcançada a marca das 100 escalas de navios de cruzeiro num só ano.

A dimensão dos navios também aumentou, o que representa "um crescimento de 34% em comparação com o período homólogo do ano passado, sendo que, dos 100 navios de cruzeiro que visitaram Leixões durante este ano, 28 tinham um comprimento superior a 250 metros, mais do dobro" do registado em 2016.

Para além da dimensão, a registar também que 12 novos navios "escolheram o Porto de Leixões pela primeira vez para os seus itinerários".

Face a 2011, ano da abertura do novo cais em Matosinhos, "o novo terminal de cruzeiros já acolheu 252 escalas de navios de cruzeiro e mais de 360.000 passageiros".