Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Programa "Porto de Crianças"
07-10-2015

Guilhermina Rego abriu a sessão que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, para apresentação das atividades do programa municipal "Porto de Crianças" para o ano letivo em curso.


Integrando as comemorações dos 20 anos do programa foi apresentada ao público a brochura de divulgação do "Porto de Crianças" com enquadramento histórico, alguns indicadores do estudo de avaliação da Escola Superior de Educação Paula Frassineti e sinopses dos projetos/atividades que o compõem, seguida do portfólio de atividades e os procedimentos de participação.


Esta reunião que, em anos anteriores, contava com a presença dos dirigentes escolares e coordenadores de estabelecimento das escolas públicas da cidade, foi alargada à comunidade educativa em geral, incluindo professores, associações de pais e parceiros do "Porto de Crianças".


O "Porto de Crianças" é o programa mais antigo do município e promove o enriquecimento contínuo de saberes académicos, competências essenciais, conhecimentos contextualizados no território, as expressões artísticas, a ciência e a cidadania, através do contacto com agentes culturais e educativos que não o professor, mas que atuam em articulação com ele, como sejam artistas plásticos, atores e encenadores, músicos, dançarinos, profissionais ligados ao cinema e investigadores, entre outros.


Este programa tem como objetivos, ampliar e enriquecer a oferta educativa escolar pelo reforço dos projetos de escola/turma, através da coadjuvação curricular com parceiros educativos especialistas em diferentes áreas; fomentar uma atitude positiva relativamente à aprendizagem e à escola e uma visão plural e multifacetada da realidade; e incrementar a educação artística, a cultura científica, a formação cívica e para a cidadania como ferramentas essenciais aos processos de ensino/aprendizagem.

 

O "Porto de crianças" oferece, no corrente ano letivo, 28 projetos de trabalho com as escolas e uma competição nacional de cinema de animação.