Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto começa neste sábado a "Desimaginar o Mundo" para recordar M. A. Pina
03-11-2018
"Desimaginar o Mundo - Manuel António Pina 2018" é o nome das jornadas internacionais que têm início neste sábado, no Porto, e que vão evocar o 75.º aniversário do nascimento do poeta, jornalista, escritor e dramaturgo Manuel António Pina (1943-2012).

Resultante de uma parceria que envolve a Câmara do Porto e diversas outras entidades, as jornadas incluem diversas iniciativas culturais e começam com a reposição da peça "O Beco dos Gambozinos", escrita por M. A. Pina (Prémio Camões 2011), com música de Suzana Ralha, cenários de Alberto Péssimo, máscaras de Jaime Azinheira e interpretação pelo Bando dos Gambozinos. O espetáculo tem récitas às 17 e às 21,30 horas no Teatro Helena Sá e Costa.

As jornadas têm depois também iniciativas em Lisboa e em São Paulo, Brasil, regressando ao Porto a 16 de novembro, dois dias antes da data de aniversário de M. A. Pina, para homenagear e disseminar o seu "inestimável legado" literário, mas também "salientar e reforçar a sua indelével influência crítica e marca artística em diferentes áreas do pensamento social, cultural e literário".

O programa segue até ao dia 21 e levará a vários locais espetáculos de teatro, exposições sobre as várias áreas a que M. A. Pina se dedicou, apresentação de testemunhos, conversas, colóquio e leitura de poemas, sendo de destacar entre as várias personalidades participantes os nomes de quatro grandes amigos e companheiros de M. A. Pina: Álvaro Magalhães, Germano Silva, João Luiz e Arnaldo Saraiva.

Consulte o programa detalhado aqui.