Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto com recorde nacional de colocações profissionais
05-04-2017

A abertura de mais de 20 centros de serviços partilhados de multinacionais no Porto, nos últimos três anos, fez disparar o número de colocações profissionais, com o fenómeno a abranger mais de duas mil pessoas. A informação parte da delegação local da empresa de recrutamento e carreiras Michael Page, que em 2016 registou, graças à dinâmica da cidade, um recorde histórico ao nível nacional: aumentou em 82% o número de colocações.


Já em 2015, a Michael Page/Porto estabelecera um recorde de colocações. Este ciclo positivo avança agora por 2017, manifestando um clima empreendedor e económico atrativo na cidade que se traduz em "grandes projetos", como observa Carlos Andrade, responsável local daquela empresa de origem britânica. Neste registo dinâmico, pode dar-se como exemplo o recém-inaugurado Centro Tecnológico da Euronext, estrutura anteriormente instalada em Belfast.


Em encontro com jornalistas, Carlos Andrade salientou que "a escassez de determinados perfis profissionais é o maior desafio", uma situação que se pretende contrariar com o regresso ao país de talentos portugueses obrigados a emigrar. Esta situação espelha-se na realidade do centro do Euronext, estrutura que emprega 115 pessoas e permitiu chamar de novo a Portugal um conjunto expressivo de profissionais altamente qualificados.


No Grande Porto, ainda segundo o mesmo responsável, além dos centros de serviços partilhados e das empresas de tecnologias de informação, os setores de turismo e reabilitação urbana são os de maior crescimento no futuro.