Sociedade

Porto City Race vai explorar os Caminhos do Romântico

  • Notícia

    Notícia

#23SET_PORTO_CITY_RACE_10.jpeg

A sétima edição da Porto City Race disputa-se, este ano, pelos Caminhos do Romântico e pelo Centro Histórico da cidade. Mais cedo do que é habitual, o evento será constituído por duas etapas, que se realizarão a 21 e 22 de abril, com partidas às 10 horas, respetivamente, dos Jardins do Palácio de Cristal e da Estação de Metro da Trindade.

Devido à rotatividade imposta às provas que constituem o calendário do circuito europeu, a edição deste ano da prova de orientação pedestre urbana pontuará exclusivamente para a classificação portuguesa (Portugal City Race), o que, apesar de tudo, não impede a participação de concorrentes estrangeiros.

A primeira etapa, a 21 de abril, dará a conhecer o ambiente rural do Porto oitocentista, num percurso pelos Caminhos do Romântico, que terá partida e chegada nos renovados Jardins do Palácio de Cristal.

Durante este primeiro dia, será disputada em simultâneo a terceira etapa da Taça de Portugal de Orientação Adaptada, a mais jovem disciplina da Federação Portuguesa de Orientação. Os participantes serão convidados a trazer géneros alimentares, material escolar e roupa para distribuir por pessoas carenciadas em Portugal e em África, através de uma parceria com o projeto CLR.

No domingo, 22 de abril, a Porto City Race prossegue na zona do Centro Histórico do Porto, classificada como Património Mundial pela UNESCO, naquela que será a etapa rainha da prova. A partida e a chegada acontecem junto à Estação de Metro da Trindade.

A Porto City Race, organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, é aberta a pessoas de qualquer idade, que podem participar de forma individual ou em grupo. As taxas de inscrição são iguais para federados e não federados. A organização providencia monitores para acompanhar e ensinar os participantes menos experientes.

No ano passado, a sexta edição da Porto City Race foi pontuável para os rankings do City Race Euro Tour e Portugal City Race e contou com 860 participantes de 20 países, em representação de 128 clubes.

As inscrições podem ser formalizadas através do email inscrever@gd4caminhos.com.