Sociedade

Porto City Race desafia participantes a descobrir a cidade de mapa na mão

  • Notícia

    Notícia

#JQ_21ABRIL_PORTO_CITY_RACE_21#JQ_21ABRIL_PORTO_CITY_RACE_21.jpg

João Queirós

A Porto City Race deste ano vai ser disputada já no fim de semana, em formato de três dias (17,18 e 19 de maio), e tem como principal novidade uma incursão à zona oriental da cidade.

A competição de orientação urbana conta com inscrições de participantes de 17 nacionalidades e inaugura o calendário do circuito europeu (City Race Euro Tour), sendo simultaneamente a quinta jornada do campeonato nacional da modalidade (Portugal City Race).

A etapa inaugural da prova portuense acontece na noite de sexta-feira, com concentração na Praça dos Leões. Os participantes seguirão um novo mapa que terá como limites a Rua de Júlio Dinis, a Avenida da Boavista e a Avenida dos Aliados, com passagens por locais improváveis desta área tão movimentada.

Nos segundo e terceiro dias, a competição estreia-se na zona oriental da cidade. No sábado, há uma prova de sprint no Parque Oriental; no domingo, a etapa-rainha da prova parte da Quinta de Bonjóia e percorre todos os bairros sociais da Freguesia de Campanhã.

O evento, que tem organização pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em parceria com a Câmara do Porto, através da PortoLazer, é aberto a pessoas de qualquer idade, que podem fazer o percurso individualmente ou em grupo. Mesmo quem nunca viu um mapa de orientação ou uma bússola tem a possibilidade de participar, pois a organização terá monitores a acompanhar e a formar os principiantes.

Em termos europeus, o City Race Euro Tour desta época decorre até dezembro e, depois do Porto, passará por Bruges (Bélgica), Graz (Áustria), Darmstadt (Alemanha), Zagreb (Croácia), Liverpool (Inglaterra), Roma (Itália), Barcelona e Cáceres (Espanha). 

PROGRAMA

Sexta-feira, 17 de maio

Porto City Race by Night (Praça de Gomes Teixeira)

15h00 - Abertura do secretariado na Reitoria da Universidade do Porto

20h30 - Partida dos participantes dos escalões de competição e escalões abertos

Sábado, 18 de maio

Prova Sprint (Parque Oriental da Cidade do Porto)

08h30 - Abertura do secretariado no Pavilhão do Lagarteiro

10h00 - Início da prova

12h30 - Cerimónia de entrega de prémios

Domingo, 19 de maio

City Race Euro Tour (Quinta de Bonjóia)

08h30 - Abertura do secretariado

10h00 - Início da prova

13h00 - Cerimónia de entrega de prémios