Sociedade

Porto Cidade das Camélias

  • Notícia

    Notícia

Camélias.png

A Exposição de Camélias do Porto, que este ano celebra a sua vigésima edição, a 7 e 8 de março, no Mosteiro de S. Bento da Vitória, vai alargar o seu âmbito à cidade, com várias iniciativas que se prolongam até 14 de março, sempre tendo a camélia como mote.


O Porto sempre foi conhecido pelo seu forte apego às camélias, cuja espécie, originária do sudeste asiático e também conhecida por japoneira, é já considerada "património natural e cultural" da cidade.

 

Considerada por muitos como "a rainha das flores", foi a partir do Porto que a camélia partiu para conquistar todo o norte de Portugal e também a Galiza. Entre as quase 400 espécies de camélias exclusivamente portuguesas, há mesmo uma que, florindo no mês de março, tem ela própria o nome de "Cidade do Porto".

 

Esta estreita ligação entre o Porto e as camélias tem sido anualmente perpetrada com a organização de uma exposição que, em 2015, cumpre a sua vigésima edição, nos dias 7 e 8 de março. Mas este evento será apenas o ponto de partida de um intenso programa de ações e iniciativas que se estenderá a vários locais da cidade, até 14 de março.

 

O objetivo é convidar todos os que vivem ou visitam a cidade por esta altura a conhecerem mais de perto esta flor e a sua longa e estreita ligação com a cidade, num evento estruturante que inaugurará uma nova marca e identidade: "Porto. Cidade das Camélias", da autoria da STILL urban design. Conheça-a no vídeo abaixo.

Mais informação e programa completo no site da Porto Lazer