Sociedade

Porto celebrou com orgulho o centenário do Teatro Nacional São João

  • Notícia

    Notícia

Milhares de pessoas celebraram ontem o centenário do Teatro Nacional São João e participaram nos numerosos eventos que tiveram lugar no edifício, Monumento Histórico Nacional, bem como nas ruas e nos outros equipamentos culturais geridos pelo próprio TNSJ.

Algumas das sessões contaram com a presença de individualidades, como o presidente da Câmara, Rui Moreira, que verbalizou "o orgulho" do Porto no teatro que se mostrou "imune aos ciclos políticos da cidade", até quando "a cultura parecia esquecida".

Participou também o Presidente da República, que elogiou o trabalho cultural do TNSJ e da cidade e falou na dinâmica cultural do Porto "que nem o espírito mais tacanho dos centralistas poderá negar", tendo decidido atribuir ao TNSJ o título de membro honorário da Ordem do Mérito, no que conta com o apoio do Primeiro Ministro, António Costa.

Igualmente presente nas comemorações, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, recordou que, nos seis meses após as comemorações dos 100 anos, o TNSJ vai ser alvo de profundas obras de recuperação e remodelação, correspondentes a um investimento de 1,5 milhões de euros que "irá garantir a valorização e promoção" daquele "bem histórico-cultural público, no Centro Histórico da cidade do Porto e no perímetro da zona classificada pela UNESCO como Património Mundial", segundo cita a Lusa.

A obra está integrada numa candidatura global a verbas do programa Norte 2020 no valor total de cerca de 2,3 milhões de euros, 85% dos quais financiados por fundos comunitários, como foi lembrado na sessão pela comissária europeia Elisa Ferreira, que enalteceu o papel da cultura 'per si' (e do TNSJ) na evolução da sociedade e defendeu que "o Homem é eminentemente um ser cultural e a realização cultural tem de ser uma parte integrante do desenvolvimento humano".

Por outro lado, Elisa Ferreira apontou que "a criatividade artística, científica, tecnológica e social não é um talento em abstrato, mas uma componente essencial da economia global. É o que torna possível a inovação e o crescimento. O setor da cultura e das artes emprega atualmente 1,9 milhões de europeus. Nos últimos 20 anos, o emprego neste setor cresceu em média 1,6 % ao ano na Europa enquanto o emprego total cresceu apenas 0,5 %". Além disso - destacou - o setor das artes e da cultura em Portugal, onde garante 23 mil empregos, "tem claramente" uma margem de crescimento e potencial para o fazer.

O programa de aniversário do teatro incluiu numerosas iniciativas de acesso livre que atraíram o público ao edifício desenhado pelo arquiteto Marques da Silva, mas também à Praça da Batalha, Mosteiro de São Bento da Vitória e Teatro Carlos Alberto.