Sociedade

Porto celebra o património com sugestões para 4 dias

  • Notícia

    Notícia

#mno_muralha_fernandina_01.jpg

"Partilhar memórias" é o lema das Jornadas Europeias do Património, que se celebram entre sexta-feira e domingo mas que o Porto começa a assinalar já hoje, promovendo o conhecimento e a fruição de muitos dos seus valores através da música, passeios culturais, visitas, palestras e cursos de participação gratuita.

O vasto programa de animação cultural começa pelas 15 horas desta quinta-feira com um percurso cultural no centro da cidade, nomeadamente junto aos Paços do Concelho, orientado pela historiadora da arte Isabel Andrade Silva e destinado a recordar o Porto de 1916, a que se segue uma conferência pelos arqueólogos Sofia Soares e Mário Gonçalves, às 18 horas, no Palacete dos Visconde de Balsemão (Praça de Carlos Alberto). Informações pelo telefone 223 393 480.

Já na tarde de sexta-feira, há uma visita-guiada à Casa do Infante e a tarde termina com o concerto de Elisa Rodrigues "Sons do Património", que envolve a Área Metropolitana do Porto e começa às 18 horas na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio (Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291). A entrada é gratuita até à lotação do espaço. Mais informações pelo email museumartaortigao@cm-porto.pt ou pelo telefone 226 066 568.

Ainda na sexta-feira, a partir das 21,30 horas, é tempo de ver as "Marcas medievais da cidade" numa oficina noturna com António Martinho Baptista e Manuel Real, que tem lugar no Arqueossítio da Rua de Dom Hugo. Informações pelo telefone 223 393 480.

Para a manhã de sábado, está programada uma visita-guiada por Mário Mesquita às instalações da empresa municipal Águas do Porto para dar a conhecer "O valor patrimonial das infraestruturas associadas ao abastecimento de água no Porto" (informações pelo 225 190 873 ou fernanda.pereira@aguasdoporto.pt). Tem também início um curso de iluminura que vai decorrer durante dois dias, na Casa do Infante, e à tarde realiza-se um inventário participativo que consiste numa oficina de observação e desenho orientada por Luís Aguiar Branco, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, sob o título "A Cidade dos Almadas".

O domingo está reservado para um percurso cultural que vai descobrir "O Porto dos Cafés", sob orientação de Manuel Araújo.

Todas as informações e demais detalhes das iniciativas a realiza no Porto estão AQUI.
A programação a nível nacional para estas Jornadas Europeias do Património está acessível em www.patrimoniocultural.gov.pt ou nesta ligação.