Cultura

Porto celebra hoje 22 anos da classificação mundial do seu Centro Histórico

  • Notícia

    Notícia

#fib_vista_torre_dos_clerigos_02.jpg

Filipa Brito

Uma Conversa Fora de Horas e de acesso livre assinala hoje o 22.º aniversário da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A sessão - que tem lugar no Palacete dos Viscondes de Balsemão, pelas 18 horas, e cuja entrada está sujeita apenas à capacidade da sala - tem como oradora a arquiteta Teresa Sofia da Cunha Ferreira, docente convidada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo, que apresenta as suas "Reflexões sobre a paisagem histórico-urbana do Porto".

O Centro Histórico do Porto foi acrescentado à lista dos sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO a 5 de dezembro de 1996, tendo por base o critério IV (cultural) e o facto de que "possui notável valor universal pelo seu tecido urbano e pelos seus inúmeros edifícios históricos que testemunham o desenvolvimento ao longo do último milénio de uma cidade europeia virada para o ocidente pelas suas ligações comerciais e culturais". 

O evento de hoje integra o ciclo de Conversas Fora de Horas da programação do Museu da Cidade, que propõe mensalmente uma conversa em torno do património arquitetónico e arqueológico da cidade (mais informações pelo telefone 223 393 480 ou pelo e-mail patrimoniocultural@cm-porto.pt).

Visita e conversa no museu

Entretanto, a programação semestral do Museu da Cidade tem ainda mais duas propostas para esta semana, a primeira das quais é uma Visita Fora de Horas à Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio (CMMOS), pelas 18 horas de amanhã, quinta-feira, sob orientação da historiadora da arte e museóloga Isabel Andrade Silva (bilhetes a 2,20 euros AQUI e mais informações pelo telefone 222 076 300 ou pelo e-mail lilianapereira@cm-porto.pt).

Para sexta-feira, dia 7, está marcada também para a CMMOS uma apresentação subordinada ao tema "Diários Gráficos... diários de viagem", em que aquela historiadora da arte explicará a importância dos diários gráficos no percurso pessoal dos artistas. Com enfoque no uso de diários gráficos em viagem, Isabel Andrade Silva procurará também explorar a forma como o encontro dos artistas com diversas culturas fica registado nestes diários.

A sessão enquadra-se nas atividades do Ano Europeu do Património Cultural e tem participação gratuita, mas sujeita a marcação prévia pelo telefone 222 076 300 ou pelo e-mail lilianapereira@cm-porto.pt.