Sociedade

Porto celebra cultura e economia da Rússia

  • Notícia

    Notícia

#DR_semana_russa.jpg

A VI Semana de Cultura Russa está a decorrer no Porto, entre hoje e a próxima sexta-feira, em paralelo com o Fórum Económico Luso-Russo.

A sessão de abertura acontece pelas 17 horas desta terça-feira na Reitoria da Universidade do Porto e conta com diversas individualidades, seguindo-se a abertura da exposição do Ícone oferecido pela Sharing Foundation à Paróquia dos Novos Mártires da Igreja Ortodoxa Russa no Porto, na Irmandade dos Clérigos, onde haverá também um concerto por um trio de cordas antigas.

Os 240 anos de relações Portugal-Rússia são tema de uma exposição que a Embaixada da Rússia promove amanhã, quarta-feira, no Palácio da Bolsa, a par de outras exposições e uma apresentação cinematográfica, dando o mote para o fórum económico que decorrerá ao longo do dia. O encontro prevê a abordagem de temáticas relacionadas com inovação e empreendedorismo, turismo e cultura, moda e design e agro-alimentar, culminando com a assinatura de vários protocolos institucionais.

Ainda na quarta-feira, a Reitoria da U.Porto acolhe um concerto de entrada livre pelo pianista e compositor italiano Pier Francesco Forlenza, com peças de Prokofiev e Rachmaninov, cujo programa pode descarregar.

Uma série de outras iniciativas, designadamente exposições e concertos, vão decorrer até ao final desta VI Semana de Cultura Russa, que tem curadoria da Embaixatriz Irina Marcelo Curto e cujo programa completo pode também descarregar.