Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto, capital do Cartoon
29-06-2015

Mais de mil desenhos integram a exposição do XVII PortoCartoon World Festival na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa. O tema principal - A Luz - vem, mais uma vez, reforçar a preocupação relativamente aos grandes problemas da humanidade, deste que é um dos maiores certames mundiais de humor. A mostra  abriu oficialmente na passada segunda-feira, com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto Paulo Cunha e Silva.


Paralelamente podem ser visitadas no Museu as exposições Sin Palabras - uma exposição comemorativa dos 20 anos de Magola, uma personagem criada por Nani Mosquera - e a exposição de homenagem a Georges Wolinski. Esta mostra resulta de um convite dirigido pela Direção do MNI a cartunistas de várias nacionalidades e inclui um busto da autoria do escultor Fernando Saraiva. Georges Wolinski, famoso cartunista assassinado em janeiro passado no atentado ao Charlie Hebdo, que foi durante 10 anos presidente do júri do PortoCartoon e quem em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário do Porto - Capital do Cartoon. Ainda a título de homenagem ao cartunista francês, a 'casa do cartunista' ganhou a denominação de Casa Wolinski - Residência Artística PortoCartoon, numa sessão acompanhada pelo Embaixador de França e vários artistas estrangeiros.


Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo foram as figuras eleitas para o Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon 2015. A exposição do Prémio Especial de Caricatura Ernest Hemingway, cujo vencedor foi Dalcio Machado (Brasil), foi inaugurada com a presença do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, na passada terça-feira e pode ser visitada na Galeria do Jornal de Notícias, agora reaberta, até 30 setembro. A Galeria Internacional do Cartoon (MNI) acolhe a mostra do Prémio Especial de Caricatura Cristiano Ronaldo, cujo vencedor foi Krzysztof Grondziel (Polónia).


No arranque do Festival esteve a Festa da Caricatura, na Estação de S. Bento, durante a qual milhares de visitantes tiveram oportunidade de ser caricaturados por alguns dos cartunistas premiados nesta edição e ainda outros caricaturistas convidados. Sábado foi ainda o dia da abertura da Rua do PortoCartoon, este ano, a Rua Mouzinho da Silveira.