Sociedade

Porto Blues Fest volta aos Jardins do Palácio com sabores de Nova Orleães

  • Notícia

    Notícia

#fib_Chino_porto_Blues_Fest_12.jpg

Filipa Brito

O Porto Blues Fest volta a levar a música à concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, a 17 e 18 de maio. A terceira edição do festival, cujos bilhetes estão já à venda, inclui uma vertente gastronómica que associa aos concertos os cheiros e sabores de Nova Orleães, uma das regiões que tem o blues como música tradicional.

 

A abertura do festival, numa sexta-feira, estará a cargo de Henrik Freischlader. Influenciado por guitarristas como Peter Green, Steve Ray Vaughn e especialmente Gary Moore, este multi-instrumentista alemão promete um concerto explosivo de blues rock. Freischlader já atuou nas primeiras partes de concertos de Joe Bonamassa, B.B. King, Johnny Winter e dos próprios Peter Green e Gary Moore, entre outras lendas do blues.

A primeira noite termina com uma voz de Filadélfia: Juwana Jenkins mistura influências da soul dos anos 60, tempos das editoras Motown e Sax, com sons rock e funk mais modernos.

No sábado, a noite volta a começar com rock blues, desta vez trazido por Gwyn Ashton. Nascido no País de Gales e radicado durante muitos anos na Austrália, este virtuoso guitarrista foi apelidado de "rei do feel" por Robert Plant, vocalista dos Led Zepellin. Don Airey, teclista dos Deep Purple, tocou em dois dos seus álbuns e descreveu-o como "um dos grandes heróis não-cantados". Em mais de 30 anos de carreira, Asthon atuou com nomes como Mick Fleetwood, Hubert Sumlin ou Canned Heat e abriu concertos de Ray Charles, Van Morrison, Buddy Guy ou BB King. Em 2001, foi eleito guitarrista do ano pela Part Magazine, só atrás de Jeff Beck e Gary Moore.

O cartaz fecha com um concerto de homenagem a Wolfram Minnemann, pianista alemão a viver no Porto desde 1973. Acompanhado em palco por António Mão de Ferro (guitarra), Rui Azul (saxofone), Manu Zé (baixo) e Rui "Cenoura" Ferraz (bateria), Minnemann levará aos Jardins do Palácio de Cristal um espetáculo que parte dos estilos de boogie-woogie e honky-tonk, servidos com bom-humor.

Além da música, o Porto Blues Fest - em cujas duas edições anteriores subiram ao palco nomes como Shirley King e Rui Veloso, Pat Cohen, Budda Power Blues e Maria João - aposta no lado gastronómico. Na zona de restauração do evento, o público poderá experimentar os cheiros e sabores de Nova Orleães, trazidos pelo chef argentino Chakall.  

Os bilhetes para o festival já estão à venda online e nas lojas habituais, variando entre os 20 euros (um dia) e os 30 euros (passe para os dois dias).   

PROGRAMA

17 de maio, sexta-feira

22h00: Henrik Freischlader Band

23h30: Juwana Jenkins

18 de maio, sábado

22h00: Gwyn Ashton

23h30: Minnemann Blues Band