Cultura

Porto Best Of revisita Os GNR

  • Notícia

    Notícia

GNR.jpg

Oficial

A partir de uma proposta de Miguel Guedes (vocalista dos Blind Zero), o Teatro Municipal do Porto inicia em março o

Porto Best Of, ciclo que juntará diferentes grupos musicais e promoverá a remontagem de álbuns emblemáticos da música e de músicos do Porto.

O primeiro momento deste programa será para revisitar "Psicopátria", d'Os GNR - álbum lançado há 30 anos - e descobrir LOBO, que leva a palco do Grande Auditório Manoel de Oliveira do Teatro Rivoli "Reverberação" (2015).


Os bilhetes terão um preço único de 7,50 euros e podem ser adquiridos online: http://bit.ly/1oqIw0I

Segundo a ideia de Miguel Guedes, «mesmo a melhor das histórias merece uma outra oportunidade. Por isso, no Porto Best Of não há canções nem letras que se considerem mortas. Pelo palco do Teatro Rivoli passará o melhor do passado em revisitação pelo tempo presente e o melhor que o presente traz e que o futuro dirá. 

Em cada noite Porto Best Of, um artista ou banda emblemática da cidade do Porto tocará - na íntegra - o seu primeiro, mais influente ou seminal álbum, revisto à luz do tempo presente. Em cada uma das noites, partilhará o palco com algumas das mais excitantes propostas da nova música da cidade. É mais do que um encontro de géneros, estilos ou de gerações. Estamos, em todos os casos, a presenciar o nervo musical do Porto no coração da cidade e a sua particular influência na história da música portuguesa.


A 9 de Março, a primeira noite Porto Best Of, encontraremos a chave que repousa no divã para a redescoberta do álbum "Psicopátria" d' Os GNR, com a luz própria de 1986. As onze canções deste disco fazem parte do imaginário colectivo de uma geração mas não se esgotam sem futuro. Numa nova primeira vez, para ver e ouvir na íntegra.

Tendo já revisitado a canção "Pós-Modernos", a noite abre voraz com oLOBO, banda de Pedro Bessa que traz para palco o álbum "Reverberação" (2015), pontuado por uma singular versão de "Homens Temporariamente Sós".»


GNR + LOBO 

O álbum "Psicopátria" dos GNR, registo em que a banda do Porto assumiu sem reservas uma sonoridade pop, completa 30 anos de existência. Com este disco, Portugal começou a cantar em uníssono, levando a banda a índices de popularidade nunca atingidos, permitindo cimentar a sua ainda recente carreira. A partir desse momento, os GNR passaram a tocar nas grandes salas, onde o público cantava imediatamente aos primeiros acordes de "Efectivamente", "Pós Modernos" ou "Bellevue". Contudo, este sólido álbum não fica pelos sucessos mais mediáticos. Canções como "Dá Fundo", "Nova Gente", "Choque Frontal" ou "Paciente" completam esta obra prima da música portuguesa, de melodias marcantes e letras nonsense, atingindo o equilíbrio quase perfeito entre o sucesso comercial e a aclamação da crítica. Um grande concerto com forte identidade GNR. Uma viagem no tempo, que recria em 2016 o melhor do anos 80. É a altura certa para comemorar o melhor disco dos GNR!

GNR > Site Oficial: http://www.osgnr.com/


Principal veículo de Pedro "Lobo" Bessa, o projeto LOBO não tem compromissos com géneros musicais, subvertendo-os, na ingrata procura da canção perfeita. Alternador de discos, produtor e obsessivo por música desde que ouviu o "1967/1970" dos Beatles no gira discos dos pais, percorreu o país de lés-a-lés a tocar, desde sítios pequenos a festivais com bandas como os Buena ou Renderfly e gravou e misturou discos para MESA, Slimmy, Nuno Prata (Ornatos Violeta) ou Valter Lobo no "seu" Estúdio Eléctrico. "Ecléctico is my middle name", diz o músico. Foi Novo Talento Fnac 2009 com o tema "Agora, Aqui" e edita, também nesse ano, o disco de estreia "Socorros a Náufragos". No final de 2015 chega o segundo disco, "Reverberação". O LOBO é: Pedro Lobo (Voz e Guitarra), Luís Ribeiro (Guitarras e Voz), Bruno de Oliveira (Bateria e Voz) , Sérgio Valmont (Baixo), João Mascarenhas (Teclados) e Eva Danin (Voz).


LOBO > Site Oficial: https://olobo.bandcamp.com/


///
Teatro Rivoli

Terça a Sexta 13h00 - 22h00
Sábado e Domingo 14h30 - 22h00
Em dias de espetáculo a bilheteira mantém-se aberta até 30 mins. após o início do mesmo.
Tel. 22 339 22 01
bilheteira.tmp@cm-porto.pt