Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Porto" bem recebido no Festival de San Sebastián
20-09-2016

O festival de San Sebastián (Espanha) acolheu, em antestreia mundial, "Porto", de Gabe Klinger. O filme foi bem recebido pela crítica e é uma das surpresas agradáveis da secção competitiva Novos Realizadores da 64ª edição do festival, o maior evento de cinema em Espanha.


Filmado na cidade do Porto em 2015, e inicialmente titulado "Porto, Mon amour" foi o primeiro a merecer o apoio da Câmara do Porto de forma direta, pela primeira vez, ajudando a posicionar a cidade no roteiro cinematográfico mundial, com a marca "Porto." no título de um filme de grande distribuição.


Aquando a rodagem no Porto, Gabe Klinger, que inicialmente tinha pensado filmar em Atenas, considerou que "o Porto é eterno, é fascinação com história e cultura", destacando que em qualquer 'frame' do filme, ao virar a câmara, é possível estar "no século XIII, no século XV, no século XVIII e no século XXI". "Este filme é sobre personagens que exploram a arqueologia do tempo nas suas vidas. É uma cidade que permite esta exploração do tempo", explicou.


"Porto" tem assegurado um percurso intenso de presenças em competição nos principais festivais de cinema internacionais. Além de San Sebastián, o filme também vai participar no Festival de Zurique, BFI London Film Festival, FIFIB Festival International du Film Independant de Bordeaux e São Paulo International Film Festival.


Quanto à distribuição, já está garantida em inúmeros mercados, entre os quais, Estados Unidos da América, Brasil, Polónia, França, Turquia, Alemanha, Portugal (pelo agente de distribuição internacional New Europe Film Sales).


Ver mais notícias sobre o filme "Porto"