Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto apresenta estratégia em Lille
05-02-2015

O presidente da Câmara Municipal do Porto participa hoje na conferência internacional "CSI Europe Final Conference" que decorre na cidade francesa de Lille. Na impossibilidade de estar presente na Conferência, Rui Moreira enviou a declaração que pode ver no vídeo abaixo e que irá ser apresentada no referido encontro.


A iniciativa reúne vários responsáveis políticos europeus, membros da rede, bem como vários parceiros na implementação de estratégias de desenvolvimento urbano. Tem como objetivo apresentar os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito da aplicação de instrumentos financeiros, com o respetivo "kit" de ferramentas para a criação de um fundo de desenvolvimento urbano nas cidades, especificamente em relação aos regulamentos comunitários, auxílios estatais, assistência técnica, etc. Serão também discutidos os futuros modelos de investimento europeu.


Na sua intervenção, o presidente da Câmara do Porto destaca o protagonismo crescente que as cidades têm vindo a assumir a nível interno e externo. Essa evolução, segundo Rui Moreira, faz com que os Governos devolvam mais competências às cidades, no entanto, "no caso português, quase sempre sem a correspondente transferência de meios ou recursos para as realizar".


O autarca refere a reabilitação urbana como um "instrumento fundamental de uma política de cidade moderna e ao serviço dos cidadãos", sendo que no Porto é uma abordagem "indiscutivelmente necessária". No entanto, Rui Moreira frisa que a reabilitação, atualmente, não deve ser entendida apenas como preservação patrimonial, dando como exemplo a zona oriental da cidade, longe do centro histórico e que carece de intervenção urgente.


"É uma forma de reforçar o espaço da cidade como confortável e acolhedor para aqueles que o habitam e para aqueles que o visitam (?) e, finalmente, porque promove o investimento numa escala humana e consistente", afirma no seu discurso.


Quanto à rede europeia de cidades, no âmbito da qual esta conferência é realizada, o autarca portuense defende que "a participação em projetos tão ricos como o do CSI Europe e a aprendizagem constante com as experiências que outros estão a levar a cabo, é fundamental para o reforço das competências de cada um", afirma.


A conferência decorre durante todo o dia e inclui workshops interativos conduzidos por especialistas, incluindo representantes da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento, gestores de fundos e parceiros da rede. A rede CSI Europe foi criada no âmbito do programa URBACT com a missão de criar instrumentos financeiros trabalho para as cidades. Engloba de dez cidades europeias, entre as quais, o Porto.