Sociedade

Porto Ambiente promove ações sobre compostagem caseira para munícipes

  • Notícia

    Notícia

#DR_Acoes_Compostagem_Caseira.jpg

DR

A empresa municipal Porto Ambiente vem a promover a realização de workshops de compostagem caseira para todos os munícipes interessados em participar.

Os objetivos destas ações passam não só por dar a conhecer todo o processo de compostagem, mas também demonstrar que é possível de forma prática, simples e natural contribuir ativamente para a valorização dos resíduos produzidos diariamente nas nossas habitações.

Desta forma é possível reduzir a quantidade de resíduos orgânicos recolhidos, privilegiando o tratamento local e reduzindo assim o impacte ambiental associado ao processo de valorização orgânica.

A realização de todo este processo permite ainda contribuir ativamente para a economia circular, uma vez que o composto resultante pode ser utilizado como um adubo/fertilizante 100% natural.

O mais recente destes workshops, promovidos numa iniciativa conjunta da Porto Ambiente com a Lipor, decorreu no passado fim de semana e contou com a participação de alguns membros da Associação de Moradores do Bairro da Marechal Gomes da Costa.

No final destes workshops foi cedido gratuitamente, a todos os participantes, um compostor, um balde para deposição de resíduos orgânicos, bem como informação complementar para a realização de todo o processo.

Numa zona onde se encontra implementado desde 2018 o projeto de Recolha Seletiva de Resíduos Porta a Porta "Reciclar é Dar+", que desde início teve uma elevada recetividade por parte dos moradores, a possibilidade de participar nestas ações foi aceite como um desafio, tendo sido o balanço final muito positivo para todos.

Este tipo de iniciativas abrange todo o município e serão realizadas também com a entrega de um compostor a cada participante, aquando da realização da formação. Todos aqueles que demonstrem interesse em participar poderão fazê-lo contactando a Porto Ambiente ou a Lipor.