Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto adere a rede europeia para promoção da indústria do cinema e audiovisual
22-07-2020

O Município do Porto, através da Porto Film Commission, aderiu à European Film Commisions Network (EUFCN). Esta é uma das mais importantes redes de film commissions internacionais, pela sua amplitude: integra 98 comissões nacionais para a promoção da sétima arte oriundas de 31 países.


A EUFCN é uma organização sem fins lucrativos que promove a indústria cinematográfica e audiovisual no continente europeu e, tendo em conta que o Município, ao criar a Porto Film Comission, pensava num instrumento que agilizasse a promoção da cidade junto deste setor, a adesão à rede surgiu como consequência natural do projeto.

Entre as vantagens da associação à EUFCN destacam-se o intercâmbio de informações entre os membros; o desenvolvimento sustentado de pesquisas de localização e oportunidades de filmagem; e a realização de atividades profissionais e educacionais para seus membros.

Além disso, a organização desempenha um importante papel na promoção das atividades das film commissions, conduz a realização de projetos financiados pela União Europeia, e organiza ainda conferências e seminários internacionais ligados ao setor audiovisual.

Localmente, a Porto Film Commission foi criada com o intuito de proporcionar às produtoras de audiovisual um conjunto de serviços que as motive a filmar na cidade. Este gabinete municipal atua assim como um ponto único de contacto, "one stop shop", entre os produtores audiovisuais e os licenciamentos municipais necessários para a concretização das produções audiovisuais.

Ao apostar neste organismo, o Município do Porto pretende que a cidade se torne cada vez mais num destino "film friendly". Fruto desse trabalho, no ano passado, o vídeo institucional do Município "Porto Film Commission - Um cenário para todas as histórias" foi galardoado no XII Festival Internacional de Cinema de Turismo - Art&Tur, com o primeiro lugar na categoria de melhor filme de destinos cinematográficos, tanto na competição nacional como na internacional deste festival. Recorde aqui o vídeo: