Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto acolhe reunião do Comité Internacional para a Documentação em museus
06-02-2019

A direção do Comité Internacional para a Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) realiza a sua reunião de inverno na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre esta quinta-feira e sábado.


O CIDOC é um dos 30 comités internacionais do ICOM, fundado em 1950, que tem como missão providenciar à comunidade museológica internacional boas práticas, normas e aconselhamento sobre a documentação em museus. Para tal, conta com uma rede de diversos especialistas que estudam e trabalham diariamente com a documentação e gestão de coleções em museus de todo o mundo.


Nesta reunião anual, são tratadas todas as questões dos comités internacionais e dos grupos de trabalho, bem como várias tarefas específicas como o planeamento da comunicação institucional do CIDOC, a organização de conferências e outros eventos e futuros projetos.

Além da agenda normal, a reunião deste ano no Porto discutirá também a apresentação da visão estratégica do CIDOC para os próximos 10 anos relativamente à documentação dos museus e ao posicionamento do comité face ao trabalho que tem vindo a desenvolver e ao "estado da arte" dos processos, técnicas e tecnologias disponíveis para a documentação e gestão de coleções em museus.